Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77413

TítuloA aprendizagem do léxico nas aulas de Português e de Espanhol
Outro(s) título(s)Learning the lexicon in Portuguese and Spanish classes
Autor(es)Cristóvão, Francisco José Matos
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Pazos-Justo, Carlos
Palavras-chaveaprendizagem
léxico
língua materna
língua estrangeira
learning
lexicon
mother tongue
foreign language
Data2017
Resumo(s)O Relatório de Estágio intitulado «A aprendizagem do léxico nas aulas de Português e de Espanhol» insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e documenta o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Alberto Sampaio, na lecionação das disciplinas de Português (Língua Materna) e de Espanhol (Língua Estrangeira – Nível de Iniciação). A Intervenção Pedagógica Supervisionada no âmbito desse estágio teve como objetivos promover nos alunos o desenvolvimento lexical, i.e., o alargamento do léxico, o desenvolvimento do seu thesaurus pessoal, e a aprendizagem de novas estratégias para construir sentido a partir de palavras novas. A partir destes objetivos, foram delineados como objetivos específicos o promover nos alunos a aquisição de estratégias para construir sentido, a partir de vocábulos desconhecidos; o criar condições para os alunos superarem dificuldades no âmbito da compreensão de novas palavras; e o refletir sobre a importância do léxico na sua competência de falantes, no seu decurso de vida. Para a concretização dos objetivos mencionados precedentemente, observaram-se as aulas e aplicaram-se questionários, para que fosse possível obter dados sobre como os alunos aprendem palavras, como as fixam, e que estratégias é que usam para se recordarem de palavras. Num segundo momento, realizaram-se atividades, que consistiram, sobretudo, na promoção de estratégias para construir sentido, a partir de palavras desconhecidas, e no alargamento do capital lexical dos alunos. Foram realizados exercícios de vocabulário, através da aplicação de estratégias diversificadas, para que os alunos conseguissem descobrir o significado das palavras que não conheciam, e, por conseguinte, ampliarem o seu vocabulário. Após a implementação do Projeto e tendo em conta o tratamento, a análise e a interpretação dos dados obtidos através dos vários instrumentos concebidos no decorrer do Estágio, foi possível concluir que os estudantes aprenderam novas estratégias para construir sentido a partir de palavras novas e ampliaram o seu capital lexical. Os alunos demonstraram igualmente reconhecer o impacto que o Projeto teve, salientando a utilidade do mesmo.
The Report entitled "Learning the lexicon in Portuguese and Spanish classes" has been developed in the scope of the Professional Apprenticeship of the Master's degree in Teaching of Portuguese in the 3.º Cycle of the Basic Teaching and Secondary Teaching and of Spanish in the Basic and Secondary Teachings and it documents the work carried on in Escola Alberto Sampaio, in Portuguese's (Mother Tongue) and of Spanish (Foreign Language – Level of Initiation). The Pedagogic Intervention Supervised in the extent of that apprenticeship had as objectives to promote in the students the lexical development, i.e., the enlargement of the lexicon, the development of his/her personal thesaurus, and the learning of new strategies to construct sensible from new words. The specific objectives were: to promote in the students the acquisition of strategies to construct meaning with unknown words; to create conditions for students to surpass difficulties in the scope of the understanding of new words; and to reflect on the importance of the lexicon in their ability of communicators throughout their lives. For the concretion of the objective related ones, at a first moment, the lessons of the Professors had been observed and had been applied questionnaires, so that it was possible to get given on as the students learn words, as they fix them, and that strategies are that they use to be remembered of words. At as a moment, activities in the scope of the Project had been become fulfilled, that had consisted, over all, in the promotion of strategies to construct direction, from unknown words, and in the widening of the lexical capital of the students. Vocabulary exercises had been carried through, through the application of diversified strategies, so that the students obtained to discover the meaning of the words that did not know, and, therefore, to extend its vocabulary. After the implementation of the Project and having in account the treatment, the analysis and the interpretation of the data gotten through the some instruments conceived in elapsing of the Period of training and the reflections presented for the pupils, was possible to conclude that the students had learned new strategies to construct sensible from new words and had widened its lexical capital. The students had equally demonstrated to recognize the impact that the Project had, pointing out the utility of the same.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de Estágio (Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77413
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco Jose Matos Cristovao.pdf
Acesso restrito!
15,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID