Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77413
Título: | A aprendizagem do léxico nas aulas de Português e de Espanhol |
Outro(s) título(s): | Learning the lexicon in Portuguese and Spanish classes |
Autor(es): | Cristóvão, Francisco José Matos |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes Pazos-Justo, Carlos |
Palavras-chave: | aprendizagem léxico língua materna língua estrangeira learning lexicon mother tongue foreign language |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O Relatório de Estágio intitulado «A aprendizagem do léxico nas aulas de Português e de
Espanhol» insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no
3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
e documenta o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Alberto Sampaio, na lecionação das
disciplinas de Português (Língua Materna) e de Espanhol (Língua Estrangeira – Nível de
Iniciação).
A Intervenção Pedagógica Supervisionada no âmbito desse estágio teve como objetivos
promover nos alunos o desenvolvimento lexical, i.e., o alargamento do léxico, o desenvolvimento
do seu thesaurus pessoal, e a aprendizagem de novas estratégias para construir sentido a partir
de palavras novas. A partir destes objetivos, foram delineados como objetivos específicos o
promover nos alunos a aquisição de estratégias para construir sentido, a partir de vocábulos
desconhecidos; o criar condições para os alunos superarem dificuldades no âmbito da
compreensão de novas palavras; e o refletir sobre a importância do léxico na sua competência
de falantes, no seu decurso de vida.
Para a concretização dos objetivos mencionados precedentemente, observaram-se as
aulas e aplicaram-se questionários, para que fosse possível obter dados sobre como os alunos
aprendem palavras, como as fixam, e que estratégias é que usam para se recordarem de
palavras. Num segundo momento, realizaram-se atividades, que consistiram, sobretudo, na
promoção de estratégias para construir sentido, a partir de palavras desconhecidas, e no
alargamento do capital lexical dos alunos. Foram realizados exercícios de vocabulário, através da
aplicação de estratégias diversificadas, para que os alunos conseguissem descobrir o significado
das palavras que não conheciam, e, por conseguinte, ampliarem o seu vocabulário.
Após a implementação do Projeto e tendo em conta o tratamento, a análise e a
interpretação dos dados obtidos através dos vários instrumentos concebidos no decorrer do
Estágio, foi possível concluir que os estudantes aprenderam novas estratégias para construir
sentido a partir de palavras novas e ampliaram o seu capital lexical. Os alunos demonstraram
igualmente reconhecer o impacto que o Projeto teve, salientando a utilidade do mesmo. The Report entitled "Learning the lexicon in Portuguese and Spanish classes" has been developed in the scope of the Professional Apprenticeship of the Master's degree in Teaching of Portuguese in the 3.º Cycle of the Basic Teaching and Secondary Teaching and of Spanish in the Basic and Secondary Teachings and it documents the work carried on in Escola Alberto Sampaio, in Portuguese's (Mother Tongue) and of Spanish (Foreign Language – Level of Initiation). The Pedagogic Intervention Supervised in the extent of that apprenticeship had as objectives to promote in the students the lexical development, i.e., the enlargement of the lexicon, the development of his/her personal thesaurus, and the learning of new strategies to construct sensible from new words. The specific objectives were: to promote in the students the acquisition of strategies to construct meaning with unknown words; to create conditions for students to surpass difficulties in the scope of the understanding of new words; and to reflect on the importance of the lexicon in their ability of communicators throughout their lives. For the concretion of the objective related ones, at a first moment, the lessons of the Professors had been observed and had been applied questionnaires, so that it was possible to get given on as the students learn words, as they fix them, and that strategies are that they use to be remembered of words. At as a moment, activities in the scope of the Project had been become fulfilled, that had consisted, over all, in the promotion of strategies to construct direction, from unknown words, and in the widening of the lexical capital of the students. Vocabulary exercises had been carried through, through the application of diversified strategies, so that the students obtained to discover the meaning of the words that did not know, and, therefore, to extend its vocabulary. After the implementation of the Project and having in account the treatment, the analysis and the interpretation of the data gotten through the some instruments conceived in elapsing of the Period of training and the reflections presented for the pupils, was possible to conclude that the students had learned new strategies to construct sensible from new words and had widened its lexical capital. The students had equally demonstrated to recognize the impact that the Project had, pointing out the utility of the same. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de Estágio (Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77413 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Jose Matos Cristovao.pdf Acesso restrito! | 15,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |