Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/77418

TitleMillennium BCP: Comunicar valores e Valor: Estudo de Caso da Millennium TV
Author(s)Sarramito, Maria Lígia Silva Mendes Silvestre
Advisor(s)Alves, Aníbal
Issue date11-Jan-2008
Abstract(s)O presente trabalho tem por objectivo apresentar uma análise sobre a comunicação organizacional e a comunicação interna, com especial enfoque num dos seus principais meios, a televisão corporativa. A comunicação organizacional envolve todas as formas de comunicação utilizadas pelas empresas para alcançar e interagir com os seus públicos, externos e internos, de maneira integrada com a sua missão e valores e, principalmente, convergente com os seus propósitos. A comunicação interna refere-se ao conjunto de actividades e estratégias realizadas por uma organização com vista à manutenção de boas relações com e entre os seus membros. Para a consecução desse objectivo, as empresas têm à disposição os meios de divulgação de informação, que mantêm os colaboradores informados, integrados e motivados, contribuindo, assim, para promover a concretização dos objectivos organizacionais. Nesse sentido, este trabalho aborda as novas possibilidades de acção no campo da comunicação interna trazidas pelas novas tecnologias, como a televisão corporativa, que ao criar diferentes formas de difusão de informação, provoca profundas transformações dentro das organizações. Este estudo pretende, portanto, criar algumas bases que permitam identificar o tipo de conteúdos característicos de uma televisão corporativa. O objecto de análise para o caso concreto consistiu numa amostra de conteúdos de uma televisão corporativa, que se apresenta como um meio com produção própria, sem recurso a serviços de outsorcing e com especial dedicação e enfoque na vertente informativa. Por este motivo, vários conceitos são apresentados ao longo do trabalho, fornecendo o enquadramento teórico necessário aos objectivos propostos. Por fim, este trabalho apresenta e discute o resultado da investigação sobre o padrão editorial dos conteúdos produzidos e emitidos pela Millennium tv. O que pode ser considerada a parte final deste trabalho – a pesquisa e as suas conclusões – são, com certeza, apenas o primeiro passo para o desenvolvimento possível de múltiplos estudos sobre esta temática.
The aim of this work - Millennium bcp: Communicate values and Value - is to show a case study about the organizational communication and internal communication, more specifically, on the contents of one of its main media, the corporate television in Millennium bcp bank. The organizational communication comprehends all kinds of communication forms apllied for one company to reach and enter into connection with its publics, in an integrated way and towards its mission, values and, mainly, converging to its purposes. The internal communication refers to the set of strategies and activities carried out by an organisation with a view to maintaining good relations with and among its members. To reach this goal, organizations take advantage of internal communication media that keep people informed, integrated and motivated, and thus contributes for the achievement of the objectives of the company. This work brings to discussion the new possibilities of action in the field of internal communication, that supported by new technologies such as corporate television, has created new forms of dissemination of information, causing profound changes within the organization. So, this study also aspires to create valued basis that allows to know and identify a standard content of a corporate television. The object of analysis for this case study was a sample of contents of a corporate television (Millennium tv), which presents itself as a media with its own production, without resource to outsorcing services, regarding journalism, and with a philosophy dedicated to the field of information. For this reason, several concepts are presented throughout the work, providing the theoretical basis necessary to the targets proposed. At last, but not the least, this work shows and discusses the result of the research on the pattern of editorial content produced and issued by the Millennium tv.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação (Área de Especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77418
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Lígia Silva Mendes Silvestre Sarramito.pdf621,6 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID