Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77423

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Franciscapor
dc.date.accessioned2022-05-04T09:26:51Z-
dc.date.available2022-05-04T09:26:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMonteiro, A. F., & Osório, A. J. (2015). Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 35–57. https://doi.org/10.21814/rpe.7049por
dc.identifier.issn0871-9187por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77423-
dc.description.abstractAssumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.por
dc.description.abstractAssuming that children are active social agents who construct their own cultures, this research is focused on their perspective about the role that new technologies, particularly the Internet, have in their lives. Moreover, it aims to understand the opportunities, risks and safety challenges the use of digital technologies may represent, from the children's points of view. Based on an ethnographic approach, this article analyses children’s lived experiences of using digital media, taking into account the specific sociocultural contexts in which these occur. Thus, it considers how technology and social practices coconstruct each other. Its results portray the 'digital' cultures children are building and the reinterpretations of opportunity, risk and safety that emerge withinpor
dc.description.abstractConsiderando que los niños son agentes sociales activos que construyen sus propias culturas, esta investigación buscó comprender sus puntos de vista acerca del papel que las nuevas tecnologías, en particular Internet, tienen en sus vidas. Aún tuvo como aspectos específicos los riegos, desafíos de seguridad y oportunidades que el uso de tecnologías digitales puede, o no puede, representar, desde el punto de vista de los niños. Con base en una investigación etnográfica están aquí representadas las culturas digitales que los niños están construyendo, bien como las interpretaciones que hacen de los conceptos de riesgo, seguridad y oportunidad. Este enfoque se centra en cómo se viven estas experiencias todos los días, en contextos de estructuras socio-culturales específicas. Se considera, por lo tanto, la dimensión social del fenómeno tecnológico, es decir, la manera como el desarrollo tecnológico y las prácticas sociales están interrelacionados y se construyen mutuamente.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação (IE)por
dc.relation(SFRH / BD / 36262 / 200por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectRiscospor
dc.subjectOportunidadespor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectNew technologiespor
dc.subjectRiskspor
dc.subjectOpportunitiespor
dc.subjectNiñospor
dc.subjectNuevas tecnologíaspor
dc.subjectRiesgospor
dc.titleNovas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das criançaspor
dc.title.alternativeNew technologies, risks and opportunities from children´s perspectivespor
dc.title.alternativeLas nuevas tecnologías, sus riesgos y oportunidades desde la perspectiva de los niñospor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7049por
oaire.citationStartPage35por
oaire.citationEndPage57por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume28por
dc.identifier.eissn2183-0452por
dc.identifier.doi10.21814/rpe.7049por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7049-Texto do Trabalho-19049-1-10-20150617.pdf164,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID