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TítuloPotencialidades e fragilidades de robôs para crianças em idade pré-escolar: 3 a 6 Anos
Outro(s) título(s)Potentialities and robot fragilities for children of pre-school age (3 to 6 years)
Potencialidades y fragilidades de robotes para niños en edad pre-escolar (3 a 6 años)
Autor(es)Miranda-Pinto, Maribel Santos
Monteiro, Ana Francisca
Osório, António José
Palavras-chaveRobótica
Pré-escolar
Robôs para o pré-escolar
Projeto kids media lab
Robotics
Preschool
Robots for preschool
Preescolar
Robos para o preescolar
Data2017
EditoraUniversidade Federal do Tocantins (UFT)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
RevistaRevista Observatório
CitaçãoMiranda-Pinto, Maribel, Ana Francisca Monteiro, and António José Osório. Potencialidades e Fragilidades de Robôs Para Crianças Em Idade Pré-Escolar: 3 a 6 Anos. Revista Observatório 3, no. 4 (2017): 302–30. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302.
Resumo(s)Este texto apresenta um estudo, no âmbito do projeto de investigação Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, sobre robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos). A análise a diversos robôs foi realizada durante três focus group, em diversos momentos, com especialistas de diversas áreas (Investigadores, Professores do ensino superior, Professores do ensino secundário da área de informática, Educadores de infância, Professores do 1.º e 2.º CEB e Professores de educação especial), a fim de observar as potencialidades e fragilidades dos robôs, com vista a decidir sobre sua utilização em contexto de jardim de infância. Eta investigação permitiu reconhecer características pertinentes dos robôs disponibilizados no mercado internacional e indicados como sendo para crianças a partir dos três anos. Deste processo de validação, reconhecemos que estão disponíveis robôs adequados e a ter em conta em atividades com crianças de idade pré-escolar.
In the context of the research project Kids Media Lab - Technology and Programming Learning in Preschool Age, this text presents a study about robots for preschool children (ages from 3 to 6 years). The analysis of several robots was carried out on three focus group, at different times, with specialists from different areas (researchers, teachers of higher education, teachers of secondary education in the area of informatics, teachers of 1st and 2nd school cycle, kindergarten educators and teachers of special education), in order to observe the potentialities and weaknesses of each robot, thus indicating their suitability or not in the context of the kindergarten. This research allowed us to recognize relevant characteristics of the available robots in the international market and indicated as suitable for children from the age of three. From this robot validation process we recognize that there are dequate robots which should be considered in activities with children.
Este texto presenta parte de una investigación realizada en el ámbito del proyecto Kids Media Lab: Tecnologías y Aprendizaje de Programación en Edad Preescolar sobre los robos para niños en edad preescolar (3 a 6 años). El análisis a diversos robos fue realizada durante tres focus group, en diversos momentos, con especialistas de diversas áreas (Investigadores, Profesores universitarios, Profesores de secundaria de informática, Educadores de infancia, Profesores de primaria y Profesores de atención temprana), a fin de observar las potencialidades y fragilidades de los robos, con vista a decidir sobre su utilización en los jardines de infancia. Destacamos que esta investigación permitió reconocer características pertinentes de los robos que se comercializan en el mercado internacional e indicados para niños a partir de los tres años. De este proceso de validación, reconocemos que están disponibles robos interesantes y que tienen que tenerse en cuenta en las actividades con niños en edad preescolar.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77450
DOI10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302
ISSN2447-4266
Versão da editorahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3535
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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