Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77470

TítuloDesenvolvimento da tecnologia da simbologia dia e noite com retroiluminação em peças plásticas com acabamento de cromagem
Outro(s) título(s)Development of day and night symbology technology with backlighting in plastic pieces with chrome finish
Autor(es)Gomes, Rui Miguel da Silva
Orientador(es)Duarte, Fernando Moura
Moreira, Ana Maria
Palavras-chaveSimbologia dia/noite
Cromagem
Pintura
Day/Night Symbology
Chroming
Painting
Data2018
Resumo(s)A simbologia dia/noite na indústria automóvel é frequentemente conseguida pela obtenção de peças fabricadas num material translucido, vulgarmente graus especiais de policarbonato, sendo, numa fase seguinte, cobertas na sua totalidade de área exposta por pintura. Esta tinta que é opaca, é removida por laser numa fase posterior de maneira a definir as áreas onde deve passar a luz. Devido às exigências do processo, o uso de outros métodos decorativos para a produção da simbologia dia/noite, como por exemplo a cromagem, não é possível de realizar sem o recurso à moldação de bi-material. Neste caso, as regiões de passagem de luz são obtidas com um polímero não metalizável, enquanto as regiões opacas são obtidas com materiais adequados para a metalização, como o ABS. Neste trabalho estudou-se o potencial de aplicar a simbologia dia/noite em peças cromadas com um único material. Para isso é necessário definir regiões não metalizadas que serão as regiões de passagem de luz. Uma vez que o processo de cromagem é um processo complexo, onde estão presentes de forma sequencial uma série de etapa de deposição de metal químico antes do processo de cromagem propriamente dito, será avaliado o efeito da remoção das diferentes peliculas de metal na obtenção das regiões não cromadas. Depois de sujeitas a ação do laser, as peças foram incluídas novamente no processo de metalização e realizada uma análise à espessura das diferentes camadas de metal que compõe este processo e avaliando de que modo este procedimento influencia a qualidade dos contornos da simbologia. Estudaram-se e analisaram-se quais seriam os melhores métodos de isolamento da região traseira da peça, de modo a que não metalizasse e permitisse assim a passagem de luz. Neste sentido estudou-se a cromagem sobre pintura. Por fim e de modo a que as exigências do mercado sejam cumpridas realizaram-se alguns ensaios de controlo de qualidade mais concretamente uma análise à aderência existente entre o cromado e as camadas precedentes a este. Os resultados obtidos demonstram que este método representa uma alternativa para a obtenção do efeito dia/noite em peças plásticas com acabamento metálico.
The day/night symbology in the automotive industry is often achieved by obtaining pieces made of a translucent material, usually special grades of polycarbonate, and in the next stage being covered in the entire area exposed by paint. This ink which is opaque, it is removed by laser at a later stage to define the areas where the light should pass. Due to the requirements of the process, the use of other decorative methods to produce day/night symbology, such as chrome plating, is not possible without the use of bi-material molding. In this case, the light-passing regions are obtained with a non-metallizable polymer, while the opaque regions are obtained with materials suitable for metallization, such as ABS. In this work the potential of applying day/night symbology in chrome pieces with a single material was studied. For this it is necessary to define non-metallized regions that will be the regions of passage of light. Since the chrome plating process is a complex process, where a series of chemical metal deposition stages are present sequentially before the chrome plating process itself, the effect of the removal of the different metal films in the obtaining of the regions will be evaluated not chromed. After being subjected to laser action, the pieces were again included in the metallization process and an analysis was performed on the thickness of the different layers of metal composing this process and evaluating how this procedure influences the quality of the symbology contours. The best methods of insulation of the rear part region were studied and analyzed so as not to metallize and thus allow the passage of light. In this sense, chrome over painting was studied. Finally, to comply with the requirements of the market, some quality control tests have been carried out, more specifically an analysis of the adhesion between the chrome and the layers prior to this. The results obtained demonstrate that this method represents an alternative for obtaining the day/night effect in plastic pieces with metallic finish.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77470
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Rui Miguel da Silva Gomes.pdf
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