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TítuloA utilização da Internet por crianças e jovens: educação ou perda de tempo, risco ou oportunidade?
Autor(es)Monteiro, Ana Francisca
Osório, António José
Palavras-chaveInternet
Crianças
Jovens
Oportunidades
Riscos
Data2009
EditoraInstituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Secção da Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia
CitaçãoMonteiro, Ana Francisca, and António José Osório. “A Utilização Da Internet Por Crianças e Jovens: Educação Ou Perda de Tempo, Risco Ou Oportunidade?” In Actas Do Encontro Contextos Educativos Na Sociedade Contemporânea, edited by Pedro Abrantes, Ana Diogo, Alexandra Aníbal, Rosa Moinhos, Hugo Mendes, Tiago Caeiro, and Luísa Quaresma, 362–67. Lisboa: Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia, 2009.
Resumo(s)A utilização da Internet por crianças e jovens tem colocado a escola, bem como a família, perante um conjunto vasto de desafios. Reclama-se a segurança dos mais novos quando estes acedem à Internet e o melhor aproveitamento das oportunidades que ela pode oferecer. Contudo, o contributo que a denominada aprendizagem informal pode dar para o contexto escolar ainda está por averiguar. Apesar de se considerar que as crianças e jovens são peritos no uso de novas tecnologias, que competências são essas e de que forma podem ser positivamente integradas na educação escolar permanece em grande parte desconhecido. Paradoxalmente, parece igualmente prevalecer a ideia de que essa agilidade e predisposição para lidar com os novos media não correspondem a experiências educativas, sendo apenas puro lazer ou até perda de tempo. Da escola espera-se ainda que responda eficazmente à reclamada prevenção relativamente aos riscos da Internet. Esta problemática reveste-se de maior importância à medida que também os lares e as escolas portuguesas vão potenciando o acesso à Internet em grande escala. Com as políticas públicas de distribuição de computadores portáteis com acesso à Internet a crianças e jovens, estão inclusive criadas as condições para que a sua utilização se faça cada vez mais cedo e de uma forma bastante autónoma e livre. Sustentada numa investigação para doutoramento sobre esta temática, este texto pretende desenhar com mais clareza alguns dos contornos das preocupações em torno da relação crianças, jovens e Internet.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77474
ISBN978-972-95945-6-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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