Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/77481

TitleDesenvolvimento de uma linha de cosmética à base de própolis português
Author(s)Moreira, Ana Bárbara Silva
Advisor(s)Almeida Aguiar, Cristina
Sá, Elisabete
KeywordsPrópolis
Atividade antioxidante
Atividade antimicrobiana
Produtos bath and shower
Desportistas
Antioxidant activity
Biological proprieties
Bath and shower products
Sportsmen
Issue date2017
Abstract(s)O própolis é um produto produzido pelas abelhas, usado para a proteção da colmeia. Mundialmente tem sido cada vez mais estudado e valorizado, uma vez que tem revelado propriedades biológicas importantes, como as atividades antioxidante e antimicrobiana, atribuídas principalmente a uma composição química rica em compostos fenólicos. A existência de diferentes tipos de própolis - associados a determinada flora e clima de diferentes regiões geográficas - apontam para a necessidade de padronização/ caraterização química e biológica deste produto natural. A padronização do própolis é requerida também pela sua potencial utilização na medicina, cosmecêutica ou indústria alimentar, alicerçada na panóplia de propriedades biológicas de elevado interesse que nele têm sido comprovadas. Este projeto teve como objetivo estudar e caraterizar algumas propriedades do própolis do Pereiro, colhido no ano 2015, e perspetivar a rentabilização dessas propriedades através da sua incorporação num produto. Para o efeito, realizou-se a extração do própolis com etanol absoluto (P15.EE) e a sua posterior reconstituição com diferentes solventes (etanol 100 % e 70 % e propilenoglicol). A caraterização química dos extratos o própolis do Pereiro foi feita através da determinação do teor de polifenóis e flavonoides e pela análise em cromatografia líquida–espectrofotometria de massa (LC-MS). Para avaliar o potencial antioxidante efetuaramse dois ensaios: a medição da atividade scavenging do radical livre 2,2-difenil-1-picrilhidrazilo (DPPH) e do radical anião superóxido (O2 • -). A avaliação da atividade antimicrobiana foi realizada através do método de diluição em agar, determinando-se os valores da mínima concentração inibitória (MIC) para todos os extratos. Tendo em conta a atividade antioxidante do própolis do Pereiro, a sua atividade antimicrobiana contra alguns microrganismos potenciais causadores de infeções cutâneas, como as bactérias Propionibacterium acnes, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus e a levedura Candidada albicans , e que P15.EE100 foi o extrato mais eficaz, pensou-se no desenvolvimento de um produto de higiene corporal e idealizou-se um produto destinado a desportistas. Elaborou-se um gel de banho à base de propolis, com uma formulação de origem integralmente nacional, com ingredientes de excelência e com uma embalagem reutilizável. Através da análise por inquérito verificou-se que o investimento num produto bath and shower seria positivo, uma vez que 88 % dos inquiridos é utilizador de géis de banho. Apesar da categoria bath and shower estar em fase de maturidade, e existir uma grande fidelização dos consumidores às marcas já adquiridas, optouse pela estratégia de nicho, definindo-se os desportistas como público-alvo dadas as propriedades biológicas do extrato acima citadas. Verificando-se que a população frequentadora de ginásios é bastante elevada (15,8 % dos residentes em Portugal Continental), prosseguiu-se para a escolha da imagem, nome - BeePro -, ingredientes, sendo tudo meticulosamente selecionado para atrair tais consumidores. Este plano de negócios aponta para que nos primeiros 5 anos a BeePro se consiga implementar no mercado, sendo que o retorno acontecerá aproximadamente após 2 anos e 10 meses de entrada no mercado. Apesar da categoria bath and shower se encontrar em fase de maturidade e de já existir uma grande fidelização dos consumidores, o facto de se apostar num produto eco friendly, com ingredientes naturais e orgânicos, contribui para que a BeePro se posicione no mercado como uma marca premium. Para ser possível o lançamento da marca e a criação de uma empresa, requisitou-se o estatuto de Spin-off da Universidade do Minho. Este estatuto é uma mais-valia pois permite reduzir custos relacionados com as despesas mensais e com investigação e desenvolvimento para além da mentoria que é disponibilizada durante 3 anos em diferentes áreas. A criação da Spin-off fará com que a representante da marca consiga ter uma noção melhor do projeto e de como direcionar de forma correta os produtos no mercado.
Propolis is a product produced by bees, used for the protection of the hive. Globally it has been increasingly studied and valued as it has revealed important biological properties such as antioxidant and antimicrobial activities, ascribed mainly to a chemical composition rich in phenolic compounds. The existence of different types of propolis - associated to a particular flora and climate of different geographic regions - highlights the need for standardization/ chemical and biological characterization of this natural product. The standardization of propolis is also required by its potential use in medicine, cosmeceutic or food industry, which in turn is based in the panoply of biological properties of high interest that have been proven in this natural product. This project aimed to study and to characterize some properties of Pereiro propolis harvested in 2015, and to prospect the profitability of these properties through propolis incorporation into a product. For this purpose, propolis was extracted with absolute ethanol (P15.EE) and subsequentially dissolved in different solvents (100 % and 70 % ethanol and propyleneglycol). The chemical characterization of the extracts of Pereiro propolis was made through the determination of total polyphenols and flavonoids contents and by liquid chromatography-mass spectrophotometry (LC-MS) analysis. To evaluate propolis antioxidant potential, two tests were performed: the free radical 2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl (DPPH) scavenging activity assay and the superoxide anion radical (O2 • -) assay. The antimicrobial activity evaluation was performed by the agar dilution method, determining the minimum inhibitory concentration (MIC) values for all the extracts. Taking into account the antioxidant activity of Pereiro propolis, its antimicrobial activity against some potential microorganisms that cause cutaneous infections, such as Propionibacterium acnes , Staphylococcus epidermidis , Staphylococcus aureus and the yeast Candidada albicans, and that P15.EE100 was the most effective extract, a product of corporal hygiene was conceived and designed for sportsmen. A propolis based shower gel was produced, with a formulation of excellent ingredients of exclusively national origin, and a reusable packaging. It was found that the investment in a bath and shower product would be positive, as 88 % of respondents use shower gels. Although the bath and shower category is in a mature stage, and despite the great consumers´ loyalty to brands previously acquired, we chose a niche strategy and defined sportspersons as the target mainly due to the above referred biological properties of the extract. As the population attending gymnasiums is very high (15.8 % of the residents in continental Portugal) the work proceeded to choos e the image, name - BeePro - and the ingredients of the product, all beingcarefully chosen to attract the attention of such consumers. This business plan points out that BeePro can be implemented in the market in the first 5 years and that the return will happen approximately 2 years and 10 months after market entry. Although the category bath and shower is in a mature stage and the great loyalty of consumers to ancient brands, the fact of focusing on an eco friendly product, with natural and organic ingredients, helps BeePro to position itself in the market as a premium brand. In order to launch the brand and to create the company, the Spin-off status of the University of Minho was requested. This is an added value since it allows to reduce costs related to monthly expenses andinvestment in research and development, besides the mentoring available for 3 years in different areas. The creation of the Spin-off will allow the brand representative to get a better idea of the project and how to properly target the products in the market.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77481
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations
DBio - Dissertações de Mestrado/Master Theses

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