Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77492

TítuloDesenvolvimento da tecnologia da simbologia dia e noite com retroiluminação em peças plásticas bi-material com acabamento de cromagem
Autor(es)Barbosa, Leonor Lopes
Orientador(es)Duarte, Fernando Moura
Lopes, Bruno
Palavras-chaveSimbologia
Injeção bi-material
Metalização
Materiais
Pintura
Simbology
Injection bi-material
Metalization
Materials
Painting
Data2017
Resumo(s)O mercado automóvel é um grande consumidor de peças plásticas, nomeadamente de peças injetadas, sendo por isso, um mercado que se encontra sob rigorosa regulamentação e requisitos bastante apertados que as peças necessitam de cumprir. Este projeto, desenvolvido na Fehst Componentes Lda. em Braga, no âmbito da Dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros, consiste na investigação e desenvolvimento da tecnologia da simbologia dia e noite em peças plásticas cromadas, através da injeção bi-material. Assim, com o tema de Dissertação, pretende-se a criação de uma nova possibilidade de produtos ao dispor para a simbologia dia e noite através da metalização em peças plásticas bi-material, e ainda inovar/diferenciar estes mesmos produtos com a aplicação de uma camada de verniz por cima destas peças metalizadas, possibilitando à empresa uma maior competitividade no mercado. A primeira etapa do projeto consistiu em aprofundar os conhecimentos do processo de metalização, de modo a perceber quais os materiais poliméricos ideais para este processo. Nesse sentido, será estudado o polímero Acrilonitrilo-Butadieno-Estireno (ABS) e a mistura entre o Acrilonitrilo-Butadieno-Estireno e o Policarbonato (ABS+PC) – com graus diferentes do polímero ABS. O outro material com o qual o ABS tem boa compatibilidade é o Policarbonato (PC), sendo este o material a ser utilizado para permitir a passagem de luz. Após as etapas de processamento e revestimento, as peças serão submetidas a testes de adesão, de envelhecimento, corrosão, entre outros, para comparação futura dos materiais selecionados no processo de metalização e o cumprimento dos requisitos da norma utilizada para peças interiores dos automóveis, TL 528-A. Ainda será feito o estudo da geometria e/ou acabamento indicado para garantir uma fronteira regular, assim como evoluir para a metalização em peças com zonas “fechadas” do pictograma, exemplo letra “O”. Os valores obtidos, internamente na Fehst, da análise dos contornos dos pictogramas assim como dos testes realizados, apresentaram bons resultados no geral para os três materiais estudados. No entanto, o ABS Polylac 726 apresentou chupados nos testes do ciclo térmico, bem como no teste de envelhecimento. O estudo de pintura sobre metalização, como forma de melhoria a ter-se uma fronteira regular na peça, também obteve bons resultados, e a implementação da interrupção do pictograma permitiu de facto evoluir para outro tipo de simbologias que são atuais na indústria automóvel.
The automotive market is a major consumer of plastic parts, in particular of injected parts, being therefore a market that is under strict regulation and tight requirements that the parts must meet. This project, developed at Fehst Componentes Lda. in Braga, within the scope of the Integrated Master's Dissertation in Polymer Engineering, consists of the research and development of day and night symbology technology in chrome plastic parts through bi-material injection. Thus, this dissertation intended to create a new possibility of products available for day and night symbology through metallization in bi-material plastic parts, and also to innovate / differentiate these same products with the application of a Layer of lacquer on top of these metallic parts, enabling the company to become more competitive in the market. The first stage of the project was to probe the knowledge of the metallization process, in order to understand which polymer materials are ideal for this process. In this sense, the polymer Acrylonitrile-Butadiene-Styrene (ABS) and the mixture between Acrylonitrile-Butadiene-Styrene and Polycarbonate (ABS + PC) - with different grids of the ABS polymer will be studied. The other material with which ABS has good compatibility is Polycarbonate (PC), which is the material to be used to allow the passage of light. After the processing and coating steps, the pieces were subjected to adhesion, corrosion and aging tests, among others, for future comparison of the selected materials in the metallization process and the complience with the requirements of the standard used for interior parts of automobiles, TL 528-A. It will be also done the study of the geometry and / or finish indicated to ensure a regular boundary, as well as to develop metallization in pieces with zones "closed" of the pictogram, example letter “O”. The values obtained, internally in Fehst, from the pictograms contour analysis as well as the tests performed, presented good results overall for the three materials studied. However, ABS Polylac 726 showed sucks in the thermal cycle tests, as well as in the greenhouse test. The study of painting on metallization, as a way to improve a regular border in the piece, also obtained good results, and the implementation of the interruption of the pictogram in fact allowed to evolve into another type of symbologies that are current in the automobile industry.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoCiclo de Estudos Integrados Conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia de Polímeros
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77492
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEP - Dissertações de Mestrado

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