Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77531

TítuloA compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança
Outro(s) título(s)Understanding historical time: A study with 6th grade portuguese students about chronology and change
Comprensión del tiempo: Un estudio con alumnos portugueses del sexto año sobre los conceptos de cronología y cambio
Autor(es)Costa, Anabela Pinheiro Teixeira
Solé, Glória
Palavras-chaveTempo histórico
Pensamento histórico
Compreensão temporal
Mudança
Cronologia
Historical time
Historical thinking
Temporal understanding.
Change
Chronology
Tiempo histórico
Pensamiento histórico
Comprensión temporal
Cambio
Cronología
Data2020
RevistaEducação em Análise
CitaçãoCosta, A., Solé, G. (2020) A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança. Educação em Análise, 5, 31-56.
Resumo(s)Este artigo apresenta-se como um contributo para o entendimento do modo como as crianças compreendem o tempo histórico e resulta de um estudo empírico, predominantemente qualitativo e interpretativo, desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino básico, em Portugal. Nesta investigação procurou-se averiguar as ideias e noções de temporalidade dos alunos a partir da ordenação de acontecimentos e da construção de uma narrativa, ambos subordinados ao conteúdo programático O 25 de abril de 1974. Procedeu-se a uma análise de dados quantitativa e qualitativa, na qual as respostas dos alunos foram categorizadas em função de níveis de pensamento diferenciados. Os resultados demonstram que os alunos deste nível de ensino compreendem e utilizam conceitos de tempo complexos na aprendizagem da História, nomeadamente relacionados com a cronologia e a mudança.
This article presents a contribution to understanding the way children understand historical time and emerges from an empirical study, which is predominantly qualitative and interpretative, carried out with Elementary School students of the 6th grade, in Portugal. With this study, we tried to perceive the students’ ideas and conceptions of temporality, trough event ordering chronological historical facts as well as the construction of narratives, both subordinated to the programmatic content The April Revolution of 1974. A quantitative and qualitative data analysis was performed, in which students’ answers were categorized according to differentiated thinking levels. The result show that students in this education level understand and use complex time concepts in the learning process of History, mainly related to chronology and change.
Este artículo se presenta como una contribución al entendimiento de cómo los niños comprenden el tiempo histórico y resulta de un estudio empírico, predominantemente cualitativo e interpretativo, desarrollado con alumnos del 6º año de escolaridad, en Portugal. En esta investigación se buscó averiguar las ideas y nociones de temporalidad de los alumnos a partir de la ordenación de acontecimientos y de la construcción de una narrativa, ambos subordinados al contenido programático El 25 de abril de 1974. Se realizó un análisis cualitativa e cuantitativa de datos, en que las respuestas de los estudiantes se clasificaron de acuerdo com diferentes niveles de pensamineto. Los resultados demuestran que los alumnos de este nivel de enseñanza comprenden y utilizan conceptos de tiempo complejos en el aprendizaje de la historia, en particular relacionados con la cronología y el cambio.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77531
DOI10.5433/1984-7939.2020v5n1p31 EDUC.
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
40184-210144-1-PB Educação e Análise Anabela- Costa e Glória Solé.pdf348,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID