Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77531
Título: | A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança |
Outro(s) título(s): | Understanding historical time: A study with 6th grade portuguese students about chronology and change Comprensión del tiempo: Un estudio con alumnos portugueses del sexto año sobre los conceptos de cronología y cambio |
Autor(es): | Costa, Anabela Pinheiro Teixeira Solé, Glória |
Palavras-chave: | Tempo histórico Pensamento histórico Compreensão temporal Mudança Cronologia Historical time Historical thinking Temporal understanding. Change Chronology Tiempo histórico Pensamiento histórico Comprensión temporal Cambio Cronología |
Data: | 2020 |
Revista: | Educação em Análise |
Citação: | Costa, A., Solé, G. (2020) A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança. Educação em Análise, 5, 31-56. |
Resumo(s): | Este artigo apresenta-se como um contributo para o entendimento do modo como as crianças compreendem o tempo histórico e resulta de um estudo empírico, predominantemente qualitativo e interpretativo, desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino básico, em Portugal. Nesta investigação procurou-se averiguar as ideias e noções de temporalidade dos alunos a partir da ordenação de acontecimentos e da construção de uma narrativa, ambos subordinados ao conteúdo programático O 25 de abril de 1974. Procedeu-se a uma análise de dados quantitativa e qualitativa, na qual as respostas dos alunos foram categorizadas em função de níveis de pensamento diferenciados. Os resultados demonstram que os alunos deste nível de ensino compreendem e utilizam conceitos de tempo complexos na aprendizagem da História, nomeadamente relacionados com a cronologia e a mudança. This article presents a contribution to understanding the way children understand historical time and emerges from an empirical study, which is predominantly qualitative and interpretative, carried out with Elementary School students of the 6th grade, in Portugal. With this study, we tried to perceive the students’ ideas and conceptions of temporality, trough event ordering chronological historical facts as well as the construction of narratives, both subordinated to the programmatic content The April Revolution of 1974. A quantitative and qualitative data analysis was performed, in which students’ answers were categorized according to differentiated thinking levels. The result show that students in this education level understand and use complex time concepts in the learning process of History, mainly related to chronology and change. Este artículo se presenta como una contribución al entendimiento de cómo los niños comprenden el tiempo histórico y resulta de un estudio empírico, predominantemente cualitativo e interpretativo, desarrollado con alumnos del 6º año de escolaridad, en Portugal. En esta investigación se buscó averiguar las ideas y nociones de temporalidad de los alumnos a partir de la ordenación de acontecimientos y de la construcción de una narrativa, ambos subordinados al contenido programático El 25 de abril de 1974. Se realizó un análisis cualitativa e cuantitativa de datos, en que las respuestas de los estudiantes se clasificaron de acuerdo com diferentes niveles de pensamineto. Los resultados demuestran que los alumnos de este nivel de enseñanza comprenden y utilizan conceptos de tiempo complejos en el aprendizaje de la historia, en particular relacionados con la cronología y el cambio. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77531 |
DOI: | 10.5433/1984-7939.2020v5n1p31 EDUC. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
40184-210144-1-PB Educação e Análise Anabela- Costa e Glória Solé.pdf | 348,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |