Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77580

TítuloAtas do XVI congresso internacional Galego-Português de psicopedagogia
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Almeida, Leandro S.
Barca, Alfonso
Peralbo, Manuel
Alves, Regina
Palavras-chavePsicopedagogia
Educação
Psicologia
DataNov-2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSilva, Bento; Almeida; Leandro S.; Barca, Alfonso; Peralbo, Manuel; & Alves, Regina (orgs.) (2021). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Resumo(s)Este livro integra 290 textos das comunicações apresentadas no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), nos dias 1 a 3 de setembro de 2021, com patrocínio da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP). Os textos estão organizados pelas quinze áreas temáticas do Congresso, seguindo-se, em cada área, uma ordenação pelo ID atribuído a cada proposta. Essas quinze áreas são: (i) Adições e Comportamentos Problemáticos; (ii) Aprendizagem, Memória e Motivação; (iii) Conflitos e Mediação Escolar; (iv) Desenvolvimento Vocacional e Carreira; (v) Educação, Desenvolvimento e Processos Artísticos; (vi) Família, Escola e Comunidade; (vii) Formação de Professores e Agentes Educativos; (viii) Formação e Transição para o Mundo de Trabalho; (ix) Interculturalidade e Inclusão Social; (x) Linguagem, Comunicação e Suas Alterações; (xi) Modelos e Práticas de Avaliação; (xii) Necessidades Educativas Especiais; (xiii) Políticas e Reformas do Ensino Superior; (xiv) Tecnologias na Informação e Comunicação na Educação; (xv) Transições e Desenvolvimento ao Longo da Vida. O Livro de Atas abre com o texto da palestra proferida na Conferência Plenária de Encerramento, pelo Prof. David Justino (do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa / Portugal), intitulada “A Educação em contextos de mudança e incerteza: um ensaio de problematização”. Muitas das propostas de comunicações decorrem de parcerias em projetos e em redes de investigação internacionais, sendo um indicador da sustentabilidade e da qualidade deste Congresso. De explicitar que a presença em redes internacionais de investigação é hoje indicador de qualidade das instituições do Ensino Superior e dos seus Centros de Investigação. No caso da Educação e das Ciências da Educação, este esforço de internacionalização permite, ainda, cruzar diversos olhares e reflexões sobre as realidades educativas, seus problemas e soluções ensaiadas nos diferentes países e culturas. Consideramos este olhar plural e abrangente da Educação um dos méritos principais deste Congresso. Desde as primeiras edições, os seus organizadores assumiram essa missão e foram assegurando as condições para que múltiplas perspetivas sobre os temas em análise estivessem representadas e se fizessem ouvir. Convidamos os profissionais da Psicopedagogia a “navegar” por este amplo Livro de Atas, na certeza que encontrarão textos, resultantes de estudos de pesquisa, muito úteis para refletir sobre diversas facetas da Psicopedagogia, para mais num tempo em que o setor da educação, nos seus diversos contextos, foi particularmente afetado pela pandemia COVID-19 e, naturalmente, muitas pesquisas dão nota desse facto.
TipoAtas de conferência
DescriçãoCongresso realizado sobre patrocínio da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (https://www.asocip.com/index.php/pt)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77580
ISBN978-989-8525-71-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ATAS XVI CIGPPsicopedagogia - nov 2021.pdf130,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID