Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77641

TítuloPráticas pedagógicas em ensino online: um estudo de caso numa escola profissional
Autor(es)Lopes, Eliana Filipa Marques
Gomes, Maria João
Palavras-chaveLiteracia digital
Formação de professores
Cibercultura
Ensino online
Práticas pedagógicas
Tecnologia educativa
Estratégias de ensino
Ensino profissional
Online education
Pedagogical practices
Educational technology
Teaching strategies
Professional education
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoSales, S. & Gomes, M. J. (2021). Formação de formadores de professores da educação básica no contexto do ensino remoto emergencial: oportunidades para o desenvolvimento de competências em literacia digital. In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2021, desafios do digital: Livro de atas (1.ª ed., pp. 325-332). Universidade do Minho. Centro de Competência.
Resumo(s)O presente artigo constitui uma apresentação parcelar de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Tecnologia Educativa, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, o qual visou caracterizar o tipo de recursos e de práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola Profissional do norte de Portugal, durantes os períodos de ensino online nos anos letivos de 2019/20220 e 2020/2021, decorrentes dos períodos de confinamento associados à pandemia COVID-19. A metodologia de investigação assumiu a forma de um estudo de caso, tendo como técnicas de recolha de dados o inquérito por questionário online e a realização de entrevistas individuais. Os instrumentos de recolha foram o questionário, desenvolvido e validado especificamente para este estudo e o guião da entrevista. Enviou-se o questionário, via e-mail, a 64 professores da Escola Profissional. Foram realizadas também 10 entrevistas individuais, correspondendo à totalidade de professores que manifestaram a sua disponibilidade nesse sentido. Através da análise dos dados coletados foi possível identificar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores nos dois momentos de ensino online, os principais desafios com que os mesmos se defrontaram e as diferenças que existiram nas suas práticas pedagógicas. Pudemos perceber que, na Escola Profissional em que se desenvolveu este estudo, o primeiro momento de ensino online em março de 2020, implicou um processo de descoberta e de experimentação. Os dados permitiram concluir que, no segundo período de ensino online, em 2020/2021, os professores sentiram-se mais seguros das suas práticas pedagógicas online, utilizaram outras estratégias de ensino e diversificaram as suas aulas, conseguinte, assim, na sua opinião, manter os alunos mais participativos e mais motivados. Este estudo permitiu também identificar os problemas e desafios enfrentados pelos Professores quanto às práticas pedagógicas de ensino online, durante os dois anos letivos em análise, possibilitando, ainda, identificar as principais mudanças registadas e os fatores que contribuíram para as mesmas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77641
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
atas_challenges_2021_ElianaLopes_MJGomes.pdf13,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID