Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77677

TítuloA contabilidade e a cultura popular: o caso do carnaval de Torres Vedras (1960 - 1985)
Outro(s) título(s)Accounting and popular culture: the case of Torres Vedras carnival (1960 - 1985)
Autor(es)Gonçalves, Dulce Marina da Silva
Orientador(es)Gomes, Delfina
Palavras-chaveContabilidade
Cultura popular
Quotidiano
Carnaval de Torres Vedras
Ditadura
Revolução do 25 de Abril
Accounting
Popular culture
Daily life
Torres Vedras carnival
Fascism dictatorship
April 25 revolution
Data2022
Resumo(s)Desde sempre que questões financeiras e contabilísticas estiveram relacionadas com a cultura popular e com o quotidiano, mas este assunto permaneceu notavelmente inexplorado pelos investigadores em contabilidade. Dentro da cultura popular, que é um tema bastante vasto, este trabalho concentra-se no estudo de caso do Carnaval de Torres Vedras durante os anos de 1960 a 1985. A seleção deste estudo de caso prende-se pelo facto desta forma de festividade popular ter surgido nos anos 20, sendo imagem de marca do Concelho, atraindo milhares de pessoas, usufruindo de um produto cultural. Desta forma o objetivo central deste estudo é perceber qual o papel desempenhado pela contabilidade nas festividades do Carnaval de Torres Vedras, em particular, de que forma eram efetuados os registos contabilísticos e como evoluíram as receitas e das despesas neste evento cultural, entre os anos de 1960 e 1985. Inserido no paradigma interpretativo da nova história da contabilidade, desenvolve-se um estudo de caso, tendo por base fontes de arquivo. Estas fontes de arquivo encontram-se no Arquivo Municipal de Torres Vedras, incluindo jornais da época e Arquivo da Câmara Municipal de Torres Vedras. No que diz respeito aos registos contabilísticos, a análise vai incide sobre os livros de receitas e despesas respeitantes ao Carnaval de Torres Vedras e será feita uma análise das atas da Câmara Municipal de Torres Vedras. A análise da fontes de arquivo foi complementada com a realização de uma entrevista a um ator relevante nos eventos analisados. O estudo desenvolvido permite concluir que apesar da entidade organizadora do Carnaval de Torres Vedras (Comissão de Festas) para o período em análise não ter uma organização profissional, eram efetuados registos contabilísticos das receitas e das despesas do Carnaval de Torres Vedras. Verifica-se também que ao longo dos anos as receitas foram aumentando, como resultado do aumento dos preços dos bilhetes e ao aumento dos subsídios oficiais. Estes subsídios eram inicialmente efetuados por varias entidades e nos anos finais do período em análise apenas eram feitos pela Câmara Municipal de Torres Vedras, razão pela qual em 1985 a organização do Carnaval passou a ser efetuada por esta.
Financial and accounting issues have always been related to popular culture and everyday life, but this subject has remained remarkably unexplored by accounting researchers. Within popular culture, which is a very broad theme, this work focuses on the case study of the “Torres Vedras Carnival” from 1960 to 1985. The selection of this case study is linked to the fact that this form of popular festivity having emerged in the 1920s and being the municipality's brand image, attracting thousands of people and transforming itself in a cultural product. Thus, the main objective of this study is to understand the role played by accounting in the “Torres Vedras Carnival” festivities, in particular, how the accounting records were made and how income and expenses evolved in this cultural event, between 1960 and 1985. Implanted in the interpretive paradigm of the new history of accounting, a case study is developed based on archival sources. These archival sources can be found in the Torres Vedras Municipal Archive, including newspapers of the time and the Torres Vedras Town Hall Archive. With regard to accounting records, the analysis will focus on the income and expense books relating to the Torres Vedras Carnival and an analysis will be made of the minutes of the Torres Vedras City Council. The analysis of archive sources was complemented with an interview with an actor that is relevant in the analysed events. This study allows us to conclude that despite the fact that the organizers of the Torres Vedras Carnival (Festival Commission) for the period under analysis did not have a professional organization, accounting records were made of the revenues and expenses of the Torres Vedras Carnival. It can also be seen that over the years, revenues have increased as a result of the increase in ticket prices and the increase in official subsidies. These subsidies were initially made by various entities and in the final years of the period under analysis were only made by the Municipality of Torres Vedras, which is why in 1985 the organization of the Carnival started to be carried out by them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77677
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+Estágio+Dulce+Gonçalves+Marco+2022.pdf6,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID