Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77809

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorRebelo, Lara Alexandra Pintopor
dc.date.accessioned2022-05-23T10:24:33Z-
dc.date.available2022-05-23T10:24:33Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77809-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)por
dc.description.abstractA avaliação e intervenção precoce ao nível da linguagem permitirá que as crianças desenvolvam competências linguísticas, sociais, emocionais e cognitivas antes da entrada no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O crescente interesse nacional e internacional traduz a necessidade de investigar o desenvolvimento da linguagem nas crianças em idade pré-escolar. Deste modo, este estudo pretende verificar a eficácia de um programa de intervenção em crianças na educação préescolar constituído por 15 sessões divididas em 5 semanas, que se domina Programa de Intervenção em Linguagem Oral e Literacia Emergente Pré-Escolar (PILLAR) focado na consciência fonológica, narrativa oral, vocabulário, escrita inventada e letras. A amostra é constituída por 20 crianças entre os 4 e os 6 anos. Foi aplicado o “Rastreio de Literacia Emergente Pré-Escolar” (RaLEPE) nas salas da instituição num primeiro momento como forma de identificação e análise precoce das competências de linguagem e literacia emergente das crianças. No que diz respeito à avaliação foi aplicada uma bateria de provas do projeto POLLILUX e do instrumento TL-ALPE e na intervenção foi aplicado o programa PILLAR implementado na modalidade presencial em crianças com e sem Necessidades Especiais, de idade pré-escolar de uma IPSS da Região Norte. Pelos dados, podemos constatar que o programa de intervenção aplicado, evidenciou efeitos nos resultados do grupo de intervenção nomeadamente nas competências “Fonema Inicial”, “Segmentação Silábica” e “Prova Molly Total” presentes na avaliação dos testes POLLILUX. Este estudo reflete ser relevante, na medida em que, as competências linguísticas na sua vertente oral são percursoras da aprendizagem da leitura e da escrita e, posteriormente dos resultados académicos. Assim, neste sentido, a deteção e intervenção precoce junto de crianças em risco pode colmatar diversas dificuldades sentidas na entrada para o primeiro ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractThe assessment and early intervention in terms of language will allow children to develop linguistic, social, emotional and cognitive skills before starting the 1st Cycle of Basic Education. The growing national and international interest reflects the need to investigate language development in preschool ages. Thus, this study aims to verify the effectiveness of an intervention program for children in pre-school education consisting of 15 sessions divided into 5 weeks, the Intervention Program in Oral Language and Emergent Literacy (PILLAR) focused on phonological awareness, oral narrative, vocabulary, invented writing and letters. The sample consists of 20 children between 4 and 6 years old. Portuguese Early Literacy Screening Tool- RaLEPE, was initially applied in the institution's classrooms as a means of early identification and analysis of children's emergent literacy and language skills. With regard to the assessment, a battery of tests from the POLLILUX project and the TL-ALPE instrument was applied and the PILLAR program implemented in the in class modality with children with and without Special Needs, in a pre-school class in an institution of the North region. From the data, we can see that the applied intervention program showed effects on the results of the intervention group, namely in the competences “Initial Phoneme”, “Syllabic Segmentation” and “Total Molly Test” present in the evaluation of the POLLILUX tests. This study reflects to be relevant, insofar as language skills in its oral aspect are precursors of learning to read and write and, subsequently, academic results. Thus, in this sense, early detection and intervention with children at risk can overcome several difficulties experienced in entering the first cycle of Basic Education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLiteracia emergentepor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectEmergent literacypor
dc.subjectInterventionpor
dc.subjectLanguagepor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.titleAvaliação e intervenção na linguagem em crianças em idade pré-escolar num contexto inclusivo: um estudo exploratório na Região Nortepor
dc.title.alternativeAssessment and intervention in language in preschool children in an inclusive setting: an exploratory study in the Northern Regionpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202979660por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Mestrado+Lara+Rebelo.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID