Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77812

TítuloAnálise do uso da comunicação aumentativa e alternativa em crianças com deficiência no Distrito Federal, Brasil
Outro(s) título(s)Analysis of the use of augmentative and alternative communication in children with disabilities in the Federal District, Brazil
Autor(es)Rodrigues, Carla Regina da Paixão
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveComunicação aumentativa e alternativa
Distrito Federal
Educação básica
Inclusão
Augmentative and alternative communication
Federal District
Basic education
Inclusion
Data2021
Resumo(s)A comunicação é de extrema importância para qualquer indivíduo, é através dela que exprimimos vontades, desejos, sentimentos e opiniões em relação a tudo o que nos rodeia, interagindo, desta forma, com os outros, de quem esperamos uma interação comunicativa. Como fazer, então, quando alguém não consegue comunicar através da fala? Colmatar ou minimizar essa limitação ao nível da comunicação é o principal propósito da Comunicação Aumentativa e Alternativa que, através do recurso a vários sistemas de comunicação, proporciona às crianças com problemas graves na comunicação a possibilidade de participarem em situações de interação e de aprendizagem. Este estudo tem como finalidade analisar o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em crianças com deficiência do Educação do Distrito Federal – Brasil e de que forma o seu uso pode promover uma inclusão efetiva dos alunos no sistema educacional. Os objetivos desta pesquisa são: i) Identificar como a CAA está sendo usada pelos profissionais que exercem funções na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). ii) Analisar, na perspectiva desses profissionais a relação entre o sistema de CAA e os alunos que necessitam de utilizá-los; o seu percurso, conhecimento e formação em CAA; e a utilização de SAAC na sua prática profissional. iii) Compreender como é a parceria e o trabalho colaborativo entre todos os envolvidos (família/ profissionais) no apoio à criança que usa sistemas de CAA. Foi construído e distribuído um questionário aos professores que exercem funções na rede pública de ensino. Participaram nesta pesquisa 256 profissionais de todas as regionais de ensino da SEEDF. Fica evidente a influência benéfica da CAA no processo de inclusão, sendo imprescindível a acessibilidade às TIC considerando como um fator de qualidade de vida a que todos têm direito. As conclusões obtidas neste estudo são: a) a constatação de que 43,4% nunca ouviram sequer falar sobre o tema. E dos 56,6% que já ouviram falar, 68% consideram o seu conhecimento acerca do tema fraco ou muito fraco; b) 76,6% nunca tiveram qualquer formação em CAA; c) Apesar do pouco conhecimento sobre o tema, 93,4% dos profissionais acreditam que é possível haver interação, participação e aprendizagem dessas crianças mediante o uso da CAA, entretanto 43% não são totalmente favoráveis à inclusão das mesmas nas escolas regulares; d) Foi constatado ainda que 67,2% nunca fizeram planejamento algum junto com a família. Em suma, pode-se ter uma visão geral de como a CAA está sendo utilizada pelos profissionais nas escolas públicas do DF, tendo como resultado uma morosidade no sistema educacional na implementação de sistemas de CAA que alcance toda a rede e a indiscutível necessidade de formação que considere o saber docente, sua profissionalidade, entendendo que a inclusão não é apenas condição do professor isoladamente, mas sim de toda a escola o que exige um trabalho em muitos âmbitos. Assim, espera-se que esses dados sejam úteis em pesquisas futuras, trazendo benefícios para toda a comunidade escolar do Distrito Federal.
Communication is extremely important for any individual, it is through it that we express wishes, desires, feelings and opinions regarding everything around us, thus interacting with others, from whom we expect a communicative interaction. What to do, then, when someone cannot communicate through speech? To bridge or minimize this limitation in communication is the main purpose of Augmentative and Alternative Communication that, through the use of various communication systems, provides children with severe communication problems the possibility to participate in interaction and learning situations. This study aims to analyze the use of Augmentative and Alternative Communication (AAC) in children with disabilities of the Federal District - Brazil and how its use can promote an effective inclusion of students in the educational system. The objectives of this research are: i) To identify how the AAC is being used by professionals who work in the Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). ii) To analyze, from the perspective of these professionals the relationship between the AAC system and the students who need to use them; their background, knowledge and training in AAC; and the use of AAC in their professional practice. iii) To understand how the partnership and collaborative work between all involved (family/professionals) in supporting the child who uses AAC systems. A questionnaire was constructed and distributed to teachers who work in the public school network. A total of 256 professionals from all the teaching regions of the SEEDF participated in this research. For those who need it, it is evident the beneficial influence of AAC in the process of inclusion, being essential the accessibility to ICT considering it as a quality of life factor to which everyone has a right. The conclusions obtained in this study are: a) that 43.4% have never even heard about the theme. And of the 56.6% who have heard about it, 68% consider their knowledge about the subject as weak or very weak; b) 76.6% have never had any training in AAC; c) Despite the little knowledge about the subject, 93.4% of professionals believe that it is possible to have interaction, participation, and learning of these children through the use of AAC, however 43% are not totally favorable to the inclusion of these children in regular schools; d) It was also found that 67.2% have never done any planning with the family. In summary, we can have an overview of how AAC is being used by professionals in public schools in the Federal District, resulting in a slowness throughout the educational system in the implementation of AAC systems that reach the entire network and the unquestionable need for training that considers the teachers' knowledge, their professionalism, understanding that inclusion is not only a condition of the teacher alone, but of the whole school, which requires work in many areas. Thus, it is hoped that this data will be useful in future research, bringing benefits to the entire school community of the Federal District.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77812
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Carla+Regina+da+Paixão+Rodrigues.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID