Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77816

TítuloO video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
Outro(s) título(s)Video in an active knowledge building methodology in mathematics
Autor(es)Moreira, Teresa Maria da Cunha
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveConhecimento matemático
Ferramentas digitais
Metodologias ativas
Vídeo
Mathematics knowledge
Digital tools
Active methodologies
Data2021
Resumo(s)Este estudo surge da perceção de que os alunos apresentam baixa motivação perante um ensino tradicional meramente expositivo, bem como dificuldades de aprendizagem e insucesso na disciplina de matemática. A escola enfrenta novos desafios, apresentando-se a tecnologia educativa como recurso para promover aprendizagens significativas, através do uso de metodologias ativas no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Neste estudo pretende-se investigar qual o impacto do vídeo na construção do conhecimento matemático, em particular, investigar qual o impacto na resolução de problemas e na comunicação matemática da utilização do vídeo como recurso educativo na sala de aula de matemática. A revisão de literatura dá conta de documentos orientadores para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, esclarece sobre ferramentas digitais e metodologias ativas e apresenta potencialidades do vídeo educativo e enquanto ferramenta digital no ensino da matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, num estudo de caso num ambiente de investigação-ação crítica, levado a cabo, com alunos do 12º ano, na disciplina de matemática, tendo sido construídos vídeos pelos alunos. Os dados foram recolhidos através da observação participante, da técnica de inquérito por questionário e da análise documental. Para a análise de dados recorreu à análise descritiva e interpretativa de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização do vídeo envolveu os alunos na construção da sua aprendizagem, tendo sido possível resolver problemas e comunicar a respetiva resolução. Sugerem ainda uma utilização, com sucesso, dos vídeos na construção do conhecimento matemático, sendo uma estratégia a considerar, numa metodologia ativa, para melhorar a motivação dos alunos para a matemática, possibilitando o desenvolvimento das competências previstas, podendo contribuir para a melhoria do sucesso da disciplina.
This study arises from the perception that students have low motivation towards a purely expository traditional teaching, as well as learning difficulties and failure in the subject of mathematics. The school faces new challenges, presenting educational technology as a resource to promote meaningful learnings, using active methodologies in the development of the teaching-learning process. In this study we intend to investigate the impact of video on the construction of mathematics knowledge, in particular, investigate the impact on problem solving and mathematics communication of using video as an educational resource in the mathematics classroom. The literature review gives an account of guiding documents for the development of the teaching-learning process, clarifies about digital tools and active methodologies, and presents the potential of educational video and as a digital tool in the teaching of mathematics. The study follows a qualitative methodology, in a case study in an environment of critical action-research, carried out with 12th grade students, in the subject of Mathematics, having made videos by the students. Data were collected through participant observation, the questionnaire inquiry technique and document analysis. For data analysis, descriptive and interpretive content analysis was used. The results obtained show that the use of video involved students in the construction of their learning, making it possible to solve problems and communicate the respective resolution. They also suggest a successful use of videos in the construction of mathematical knowledge, as a strategy to be considered, in an active methodology, to improve students' motivation for mathematics, enabling the development of expected skills, which may contribute to improving success of the discipline.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77816
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Teresa+Maria+Moreira.pdf4,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID