Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77897

TítuloO desenvolvimento pessoal e socioemocional em contexto de creche e jardim de infância
Outro(s) título(s)Personal and social-emotional development in the context of day care and kindergarten
Autor(es)Ferreira, Cátia Alexandra da Silva
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveConhecimento de si próprio
Creche
Emoções
Interações
Jardim de Infância
Daycare
Emotions
Interactions
Kindergarten
Knowledge about myself
Data21-Dez-2020
Resumo(s)O presente relatório de estágio descreve e avalia os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos no contexto de creche e de jardim de infância. Os projetos foram realizados em salas que abraçam a abordagem pedagógica do Modelo HighScope, de modo a responder às necessidades e interesses das crianças e a favorecer a aprendizagem ativa. As intervenções pedagógicas realizadas procuraram promover o desenvolvimento da formação pessoal e social e do desenvolvimento socio-emocional, nos referidos contextos. Estastemáticas surgiram das observações das crianças, do ambiente educativo e das dinâmicas entre as crianças, bem como do trabalho de equipa. Para o entendimento das temáticas, o presente relatório procura apresentar referências teóricas relevantes que defendem a importância do poder de conhecimento de si próprio para sustentar e favorecer as interações e o sentimento de segurança e confiança, promovendo o desenvolvimento holístico da criança. As intervenções pedagógicas propostas procuraram criar oportunidades de conhecimento pessoal, bem como favorecer a tomada de consciência das emoções primárias, através de momentos de grande e pequeno grupos, facilitando o desenvolvimento de relações e interações positivas. Por fim, são expressas algumas evidências relativas ao conhecimento de si próprio, tal como, ao reconhecimento de emoções enquanto base para uma melhor realização na esfera social reveladoras das competências construídas pelas crianças no decurso do desenvolvimento dos projetos de intervenção pedagógica.
This internship report describes and evaluates the pedagogical intervention projects developed in the context of day care and kindergarten. The projects were carried out in rooms that embrace the pedagogical approach of the HighScope Model, in order to respond to the needs and interests of children and favor active learning. The pedagogical interventions carried out sought to promote the development of personal and social training and socio-emotional development, in the referred contexts. These themes emerged from the children's observations, the educational environment and the dynamics among the children, as well as teamwork. For the understanding of the themes, this report seeks to present relevant theoretical references that defend the importance of the power of self-knowledge to sustain and favor interactions and the feeling of security and trust, promoting the child's holistic development. The proposed pedagogical interventions sought to create opportunities for personal knowledge, as well as to promote awareness of primary emotions, through moments of large and small groups, facilitating the development of positive relationships and interactions. Finally, some evidence is expressed regarding the knowledge of oneself, such as the recognition of emotions as a basis for a better realization in the social sphere, revealing the competences built by children during the development of pedagogical intervention projects.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77897
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catia Alexandra da Silva Ferreira.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID