Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77898
Título: | Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância |
Outro(s) título(s): | Challenges of active learning: report of an experience in nursery school and kindergarten |
Autor(es): | Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Creche Materiais pedagógicos Jardim de infância Ciclo planear-fazer-rever Rotina diária Nursery school Pedagogical materials Kindergarten Plan-do-review cycle Dailly routine |
Data: | 21-Dez-2020 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio, integrada
no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como finalidade a
apresentação, descrição e avaliação dos Projetos de Intervenção Pedagógica, realizados em
contexto de creche e de jardim de Infância. Os projetos de intervenção pedagógica que se
desenharam emergiram da observação das crianças e dos contextos e da identificação da
necessidade de diversificar os materiais a que as crianças tinham acesso no contexto de creche
e de promover a implementação do ciclo planear-fazer-rever no contexto de jardim de infância,
para procurar favorecer contextos de aprendizagem ativa às crianças.
O enquadramento teórico, é composto por tópicos fulcrais que se mostram relevantes
para a compreensão dos projetos de intervenção pedagógica desenhados e posteriormente,
implementados.
O desenvolvimento dos projetos de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem
de investigação-ação que se carateriza pela identificação de uma situação problemática com o
objetivo de melhorá-la, evidenciando-se por uma natureza qualitativa onde prevalecem os
processos decorridos sobre os resultados da ação.
Os dados e informações recolhidos no decurso da intervenção pedagógica revelaram que
a introdução de materiais diversificados proporciona às criança novas experiências e descobertas
e favorece a construção de novas aprendizagens. Também mostraram que, a implementação do
ciclo planear-fazer-rever proporciona muitas oportunidades para as crianças desenvolverem os
seus planos e intenções, refletirem sobre as suas ações e realizações e resolverem os problemas
encontrados. This internship report comes within the scope of the Internship Curricular Unit, integrated in the plan of studies of the Master in Preschool Education, and aims at the presentation, description and assessment Pedagogical Intervention Projects, carried out in the context of Nursery and Kindergarten. The pedagogical intervention projects that were designed emerged from the observation of children and contexts and the identification of the need to diversify the materials that children had access to in the context of daycare and to promote the implementation of the planning- do- review in the context of kindergarten to seek to foster an active learning contexts for children. The theoretical framework is composed of core topics that are relevant to the understanding of pedagogical intervention projects designed and subsequently implemented. The development of pedagogical intervention projects was sustained in the research action approach that is characterized by the identification of a problematic situation with the objective of improving them, evidenced by a qualitative nature where the processes that take place over the results of the action prevail. The data and information collected during the pedagogical intervention revealed that the introduction of diversified materials provides new experiences and discoveries for children and favors the construction of new learning. It also showed that the implementation of the plan-do review cycle provides many opportunities for children to develop their plans and intentions, reflect on their actions and achievements and solve the problems encountered. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77898 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marlene Filipa Gonçalves da Rocha.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons