Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77939

TítuloOrganização e tratamento de dados na educação Pré-Escolar e no 3.º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)Organization and processing of data in Pre-School education and the 3rd year of schooling
Autor(es)Pereira, Sara Manuela Vieira
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveMatemática no Pré-Escolar
Organização e tratamento de dados
Representação de dados
Data representation
Mathematics in Preschool
Organization and treatment of data
Data24-Fev-2021
Resumo(s)Este relatório procura compreender quais as ideias que as crianças possuem sobre recolha, organização e interpretação de dados. Pretende-se responder a três questões de investigação: 1) Que conhecimentos prévios possuem as crianças acerca da linguagem e representações de OTD? 2) Quais as dificuldades das crianças relativamente à organização de dados? e 3) Quais as dificuldades das crianças relativamente à interpretação dos dados representados? Este estudo integra dois contextos distintos: o primeiro, em Educação Pré-Escolar, envolve um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade e o segundo, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integra uma turma de 24 alunos do 3.º ano de escolaridade. No primeiro estudo, a metodologia utilizada reside numa aproximação à metodologia de investigação-ação, onde foram tidas em conta as fases de investigação que a mesma envolve. Neste estudo, o plano de intervenção dividiu-se em três momentos distintos: uma avaliação inicial, uma intervenção constituída por sete sessões e uma avaliação final. No que diz respeito ao tipo de tarefas, foram tidos em conta jogos e histórias, com as quais foi possível concluir-se que as crianças ainda não se encontravam familiarizadas com as diferentes representações de OTD, facto que se foi dissipando com o desenvolvimento das diversas sessões, em que tiveram oportunidade de construir e analisar tabelas de dupla entrada, tabelas de frequência absoluta, pictogramas, gráficos circulares e gráficos de barras. O segundo estudo, desenvolvido tendo em conta a mesma metodologia que o estudo anterior, apresentou um plano de intervenção ligeiramente diferente, pois devido às condições pandémicas que o país atravessava, não se puderam desenvolver as avaliações inicial e final, sendo a intervenção constituída por nove sessões. As tarefas foram maioritariamente fichas de consolidação de conteúdos, em consonância com o que era explorado na telescola, bem como a realização de um vídeo explicativo da interpretação e construção dos gráficos de barras. Por fim, concluiu-se que os alunos reconhecem e analisam as diversas representações de OTD, sendo que a maior dificuldade reside na construção das mesmas, ainda que mais numas representações do que noutras e, com alguns alunos em concreto, na sua interpretação. Verificou-se, também, que a turma não estava familiarizada com os conceitos de acontecimentos e probabilidades.
This report seeks to understand what ideas children have about collecting, organizing and interpreting data. It is intended to answer three research questions: 1) What previous knowledge do children have about OTD language and representations? 2) What are the children's difficulties regarding the organization of data? and 3) What are the children's difficulties regarding the interpretation of the represented data? This study integrates two different contexts: the first, in pre-school education, involves a group of 22 children aged between three and five years old and the second, in the 1st cycle of Basic Education, integrates a class 24 students from the 3rd year of schooling. In the first study, the methodology used resides in an approximation to the action-research methodology, where the phases of investigation that it involves were taken into account. In this study, the intervention plan was divided into three distinct moments: an initial assessment, an intervention consisting of seven sessions and a final assessment. With regard to the type of tasks, games and stories were taken into account, with which it was possible to conclude that the children were not yet familiar with the different representations of OTD, a fact that has been dissipated with the development of the various sessions, in which they had the opportunity to build and analyze double entry tables, absolute frequency tables, pictograms, pie charts and bar charts. The second study, developed taking into account the same methodology as the previous study, presented a slightly different intervention plan, because due to the pandemic conditions that the country is experiencing, the initial and final evaluations could not be developed, with the intervention consisting of nine sessions. The tasks were mostly content consolidation sheets, in line with what was explored on the telescope, as well as making an explanatory video on the interpretation and construction of bar graphs. Finally, it was concluded that students recognize and analyze the different representations of OTD, the greatest difficulty being in the construction of them, even more in some representations than in others and, with some students in particular, in their interpretation. It was also found that the class was not familiar with the concepts of events and probabilities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77939
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Manuela Vieira Pereira.pdf7,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID