Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77976
Título: | A arte como mediador da gestão emocional |
Outro(s) título(s): | Art as a mediator of emotional management |
Autor(es): | Almeida, Beatriz Martins de |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Arte Competências sócio-morais Educação emocional Jardim de infância 1º Ciclo do ensino básico Art Emotion education Pre-school education Social-moral competences 1st Cycle of basic education |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Atendendo à relevância que o comportamento emocional tem vindo a demonstrar no
potencial humano, o presente estudo tem como objetivo primário analisar, de forma consciente e
fundamentada, o papel da arte como mediador da gestão emocional e da construção de uma
identidade pessoal e social. Ao serviço deste propósito, pode constatar-se que a finalidade
subentendida neste documento é dupla: 1) Transmitir ao leitor as investigações e revisão literária
no domínio do desenvolvimento emocional e das linguagens artísticas, demonstrando a pertinência
e diligência de abordar esta temática em contexto escolar; 2) Descrever e testemunhar a
intervenção pedagógica decorrida assim como o projeto implementado em contexto de Educação
Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, serão descritas, analisadas e avaliadas as
intervenções consequentes à realização do projeto “A arte como mediador da gestão emocional”
nas valências de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Conclui a relevância das
múltiplas linguagens artísticas no desenvolvimento integral da criança, potencializando o
desenvolvimento de crianças mais conscientes, ativas e diversificadas. Given the relevance that emotional behavior has been showing in human potential, the present study has, as its primary goal, to analyze, in a conscious and grounded way, the role of art as a mediator of emotional management and the construction of a personal and social identity. In service of this goal, it can be seen that the purpose implied in this document is twofold: 1) To transmit to the reader the investigations and literary revision in the field of emotional development and artistic languages, demonstrating the pertinence and diligence of addressing this theme in school context; 2) Describe and witness the pedagogical intervention as well the project implemented that took place in the context of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. For this purpose, the interventions resulting from the realization of the project “Art as a mediator of emotional management” in the Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education will be describe, analyzed and evaluated. It concludes the relevance of multiple artistic languages in the integral development of the child, enhancing the development of more aware, active and diverse children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e 1° Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77976 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório+de+estágio_BeatrizAlmeida.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons