Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77988

TítuloExprimir isto que faz o fundo do homem. Correspondência de Nemésio para Torga
Autor(es)Sousa, Carlos Mendes de
Palavras-chaveVitorino Nemésio
Cartas
Miguel Torga
Poesia
Revista de Portugal
Deus
DataAbr-2011
EditoraFundação Luís Miguel Nava
RevistaRelâmpago: Revista de Poesia
CitaçãoSousa, Carlos Mendes de, “Exprimir isto que faz o fundo do homem. Correspondência de Nemésio para Torga”, Relâmpago, Revista de Poesia, Fundação Luís Miguel Nava, Lisboa, n.º 28, Abril de 2011, pp. 35-42.
Resumo(s)As primeiras cartas de Vitorino Nemésio para Miguel Torga, escritas no início de 1939, centram-se no diálogo sobre as inquietações religiosas e metafísicas. É particularmente interessante verificar como a reflexão de Nemésio (na carta de 22 de Fevereiro de 1939) passa por um contraponto das duas personalidades face à escrita e à relação com Deus. Sublinhe-se um importante elo na ligação entre os dois escritores — a Revista de Portugal, dirigida por Nemésio, um projecto que Torga acompanhou com entusiasmo, tendo nela colaborado com regularidade desde 1937, o ano da fundação, até ao último número, em 1940. Se, por um lado, Torga sentiu a necessidade de participar em projectos colectivos, depressa percebeu, tal como Nemésio, que o seu caminho passava por uma distinta via personalizada.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77988
ISSN0873-9501
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Exprimir isto que faz o fundo do homem.pdf86,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID