Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78004

TítuloO raciocínio na resolução de problemas do dia a dia sobre funções afins: experiência numa turma de 8.º ano
Outro(s) título(s)The reason in solving daily problems about related funtions: experience in an 8º year class
Autor(es)Araújo, Diana Rafaela Torres de
Orientador(es)Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino básico
Função afim
Problemas
Raciocínio matemático
Affine function
Basic education
Mathematical reasoning
Problems
Data2021
Resumo(s)O presente estudo incide no raciocínio na resolução de problemas do dia a dia sobre funções afins, e resulta de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 8.º ano do ensino básico, durante a lecionação do tópico Gráficos de Funções Afins. Este estudo teve como questão principal perceber qual seria a evolução dos alunos ao longo da intervenção pedagógica que estava planeada. Para isso, formulei três questões de investigação às quais pretendo dar resposta ao longo do relatório: 1- Como é que os alunos explicitam o raciocínio na resolução de problemas?; 2- Quais as estratégias dos alunos para a resolução de problemas?; 3- Em que medida a resolução de tarefas com funções afins ajuda no desenvolvimento do raciocínio funcional? Ao longo da intervenção pedagógica recorri a diferentes instrumentos de recolha de dados: uma ficha de diagnóstico que foi realizada no início da intervenção; tarefas que continham exercícios e problemas, cujas resoluções foram feitas individualmente e em grupo; observação e gravação de aulas, quer presencialmente, quer online, através do Google Meet. Os alunos revelaram dificuldades na interpretação dos enunciados e na resolução das tarefas associadas a estes. Na resolução dos problemas foi analisado o raciocínio matemático que o aluno desenvolve para chegar ao resultado pretendido. É ainda avaliada a capacidade que o aluno tem para interpretar o enunciado, retirando a informação necessária para resolver o problema. Verificou-se uma grande evolução dos alunos ao longo da intervenção relativamente à sua participação e interação com os colegas.
The present study focuses on the reasoning in solving day-to-day problems about similar functions, and results from a pedagogical intervention with students from a class of 8 grade of basic education, during the teaching of the topic Graphs of Related Functions. The main issue of this study was to understand what would be the students' evolution throughout the pedagogical intervention that was planned. To this end, I formulated three research questions that I intend to answer throughout the report: 1- How do students explain their reasoning in problem solving; 2- What are students' strategies for problem solving; 3- To what extent does the resolution of tasks with related functions help the development of functional reasoning? Throughout the educational intervention I used different data collection tools: a diagnostic form that was performed at the beginning of the intervention; tasks that contained exercises and problems, whose resolutions were done individually and in groups; observation and recording of classes, both in person and online, through Google Meet. Students revealed difficulties in interpreting the statements and in solving the tasks associated with them. In solving the problems, the mathematical reasoning that the student develops to reach the desired result was analyzed. The student's ability to interpret the utterance is also evaluated, removing the information necessary to solve the problem. There was a great evolution of students throughout the intervention regarding their participation and interaction with colleagues.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78004
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+Estágio_Diana+Rafaela+Torres+de+Araújo_pg34863.pdf4,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID