Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78004
Título: | O raciocínio na resolução de problemas do dia a dia sobre funções afins: experiência numa turma de 8.º ano |
Outro(s) título(s): | The reason in solving daily problems about related funtions: experience in an 8º year class |
Autor(es): | Araújo, Diana Rafaela Torres de |
Orientador(es): | Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Ensino básico Função afim Problemas Raciocínio matemático Affine function Basic education Mathematical reasoning Problems |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente estudo incide no raciocínio na resolução de problemas do dia a dia sobre
funções afins, e resulta de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 8.º ano do
ensino básico, durante a lecionação do tópico Gráficos de Funções Afins.
Este estudo teve como questão principal perceber qual seria a evolução dos alunos ao longo
da intervenção pedagógica que estava planeada. Para isso, formulei três questões de investigação
às quais pretendo dar resposta ao longo do relatório: 1- Como é que os alunos explicitam o
raciocínio na resolução de problemas?; 2- Quais as estratégias dos alunos para a resolução de
problemas?; 3- Em que medida a resolução de tarefas com funções afins ajuda no desenvolvimento
do raciocínio funcional?
Ao longo da intervenção pedagógica recorri a diferentes instrumentos de recolha de dados:
uma ficha de diagnóstico que foi realizada no início da intervenção; tarefas que continham
exercícios e problemas, cujas resoluções foram feitas individualmente e em grupo; observação e
gravação de aulas, quer presencialmente, quer online, através do Google Meet.
Os alunos revelaram dificuldades na interpretação dos enunciados e na resolução das
tarefas associadas a estes. Na resolução dos problemas foi analisado o raciocínio matemático que o
aluno desenvolve para chegar ao resultado pretendido. É ainda avaliada a capacidade que o aluno
tem para interpretar o enunciado, retirando a informação necessária para resolver o problema.
Verificou-se uma grande evolução dos alunos ao longo da intervenção relativamente à sua
participação e interação com os colegas. The present study focuses on the reasoning in solving day-to-day problems about similar functions, and results from a pedagogical intervention with students from a class of 8 grade of basic education, during the teaching of the topic Graphs of Related Functions. The main issue of this study was to understand what would be the students' evolution throughout the pedagogical intervention that was planned. To this end, I formulated three research questions that I intend to answer throughout the report: 1- How do students explain their reasoning in problem solving; 2- What are students' strategies for problem solving; 3- To what extent does the resolution of tasks with related functions help the development of functional reasoning? Throughout the educational intervention I used different data collection tools: a diagnostic form that was performed at the beginning of the intervention; tasks that contained exercises and problems, whose resolutions were done individually and in groups; observation and recording of classes, both in person and online, through Google Meet. Students revealed difficulties in interpreting the statements and in solving the tasks associated with them. In solving the problems, the mathematical reasoning that the student develops to reach the desired result was analyzed. The student's ability to interpret the utterance is also evaluated, removing the information necessary to solve the problem. There was a great evolution of students throughout the intervention regarding their participation and interaction with colleagues. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78004 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório+de+Estágio_Diana+Rafaela+Torres+de+Araújo_pg34863.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons