Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78090

Título“A poesia da prosa ou o caminho para a única unidade”
Autor(es)Sousa, Carlos Mendes de
Palavras-chaveProsa
Poesia
Sophia de Mello Breyner Andresen
Data2021
EditoraAssírio & Alvim
CitaçãoSousa, Carlos Mendes de , “A poesia da prosa ou o caminho para a única unidade”, prefácio a Prosa, de Sophia de Mello Breyner Andresen, Lisboa, Assírio & Alvim, 2021 pp. 9-56.
Resumo(s)No seu nítido recorte clássico, a prosa de Sophia deixa entrever, do princípio ao fim, um trajeto pessoal, a par de uma contínua ultrapassagem das marcas do circunstancialismo. A configuração semântico-formal, as marcas retórico-estilísticas, o dinamismo rítmico, etc., constituem elementos que conduzem a uma aproximação entre a prosa e a poesia da autora. A profunda adequação entre os ritmos narrativos e os modos de representação é particularmente expressiva no que diz respeito ao delineamento dos períodos e à presença dos efeitos sonoros e visuais. Tal como no poema, em que os ritmos do verso mimetizam os ritmos dos ventos e da ondulação dos mares, também na prosa se revelam extraordinárias homologias que aproximam a palavra das cadências da natureza. Os efeitos manifestam-se no plano micro-estrutural, quer ao nível morfo-sintáctico, nomeadamente através da alternância entre frases curtas e longas, das recorrentes anáforas ou das enumerações por via do assíndeto e do polissíndeto, quer ao nível fónico-rítmico, por exemplo, através da presença das aliterações, das assonâncias, dos ecos ou das rimas internas. No que toca à sua concepção macroestrutural, os contos e também a prosa ensaística de O Nu na Antiguidade Clássica ajustam-se de igual forma admiravelmente, em sua tensão e concentração isomórficas, à ideia de fechamento e de completude que, integrando todas as fissuras e rasgões, regem a mundividência de Sophia.
TipoPrefácio
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78090
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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