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https://hdl.handle.net/1822/78090
Título: | “A poesia da prosa ou o caminho para a única unidade” |
Autor(es): | Sousa, Carlos Mendes de |
Palavras-chave: | Prosa Poesia Sophia de Mello Breyner Andresen |
Data: | 2021 |
Editora: | Assírio & Alvim |
Citação: | Sousa, Carlos Mendes de , “A poesia da prosa ou o caminho para a única unidade”, prefácio a Prosa, de Sophia de Mello Breyner Andresen, Lisboa, Assírio & Alvim, 2021 pp. 9-56. |
Resumo(s): | No seu nítido recorte clássico, a prosa de Sophia deixa entrever, do princípio ao fim, um trajeto pessoal, a par de uma contínua ultrapassagem das marcas do circunstancialismo. A configuração semântico-formal, as marcas retórico-estilísticas, o dinamismo rítmico, etc., constituem elementos que conduzem a uma aproximação entre a prosa e a poesia da autora. A profunda adequação entre os ritmos narrativos e os modos de representação é particularmente expressiva no que diz respeito ao delineamento dos períodos e à presença dos efeitos sonoros e visuais. Tal como no poema, em que os ritmos do verso mimetizam os ritmos dos ventos e da ondulação dos mares, também na prosa se revelam extraordinárias homologias que aproximam a palavra das cadências da natureza. Os efeitos manifestam-se no plano micro-estrutural, quer ao nível morfo-sintáctico, nomeadamente através da alternância entre frases curtas e longas, das recorrentes anáforas ou das enumerações por via do assíndeto e do polissíndeto, quer ao nível fónico-rítmico, por exemplo, através da presença das aliterações, das assonâncias, dos ecos ou das rimas internas. No que toca à sua concepção macroestrutural, os contos e também a prosa ensaística de O Nu na Antiguidade Clássica ajustam-se de igual forma admiravelmente, em sua tensão e concentração isomórficas, à ideia de fechamento e de completude que, integrando todas as fissuras e rasgões, regem a mundividência de Sophia. |
Tipo: | Prefácio |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78090 |
Acesso: | Acesso aberto |
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