Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78157

TítuloPássaros deslumbrados se desatam: os poemas portugueses de Eucanaã Ferraz
Autor(es)Sousa, Carlos Mendes de
Palavras-chaveEucanaã Ferraz
Poemas portugueses
Diálogos
Data2020
EditoraA Casa dos Ceifeiros
CitaçãoSousa, Carlos Mendes de, “Pássaros deslumbrados se desatam: os poemas portugueses de Eucanaã Ferraz”, in Eucanaã Ferraz, “O Pavão do 4º andar e outros poemas portugueses”, Lisboa, A Casa dos Ceifeiros, 2020, pp. 79-91.
Resumo(s)A antologia dos “poemas portugueses” de Eucanaã Ferraz vai ao encontro de uma evidência, um dado conhecido e repetido com alguma insistência e que parece abrir o caminho para uma adequação: o facto de Eucanaã ser hoje indiscutivelmente o poeta brasileiro contemporâneo mais divulgado em Portugal. Salta à vista o conhecimento da poesia portuguesa por parte de Eucanaã Ferraz e o diálogo fecundador com os seus poetas de eleição. Na poesia de Eucanaã, os lugares portugueses revelam um quotidiano nomeado ou evocado no mesmo plano das vivências do dia a dia carioca. O poeta é transeunte em terra estrangeira como na própria morada. Não encontramos aqui a perspectiva do poeta turista, não encontramos a fixação do poema como postal ilustrado. A exaltação do novo aparece a par dos desencontros e dos desamores. E se, no início, esses sítios portugueses reflectiam uma busca idealizada, mesmo aí, os sinais da alegria deixavam entrever a noite inteira com as suas sombras e os seus silêncios.
TipoPosfácio
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78157
ISBN9789898776631
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pássaros deslumbrados se desatam.pdf3,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID