Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78161

TítuloO consumo de droga numa escola de ensino especializado de música: estudo exploratório e propostas de intervenção de um professor de flauta
Outro(s) título(s)Drug consumption in a specialized music school: exploratory study and intervention suggestions of a flute teacher
Autor(es)Ferreira, Paulo Filipe Silva
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino especializado de música
Flauta
Consumo
Droga
Prevenção
Specialized music teaching
Flute
Consumption
Drugs
Prevention
Data2020
Resumo(s)Este projeto de intervenção foi desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. A temática «O consumo de droga numa escola de ensino especializado em música. Estudo exploratório e propostas de intervenção de um professor de flauta” surgiu devido ao facto de me ter apercebido de que poderia haver alunos que estariam a consumir substâncias psicoativas, assunto que me pareceu demasiado grave para o poder ignorar enquanto professor. Nesse sentido, o projeto teve como finalidade investigar o consumo de substâncias psicoativas entre os alunos, perceber os seus contextos, averiguar impactos específicos na aprendizagem musical de Flauta e Música de Conjunto e na vida dos alunos, e tentar contribuir de forma informada para solucionar o problema. Assim, o primeiro passo foi estudar o estado da arte sobre o consumo de substâncias psicoativas entre jovens e entre estudantes de música em Portugal e no estrangeiro; de seguida, foi elaborado um questionário sobre hábitos de saúde aos alunos do Ensino Secundário da escola, e foram organizadas duas palestras por uma especialista na prevenção de consumo de substâncias aditivas em contexto escolar, uma para os alunos de Flauta do 7º ao 9º ano e Orquestra de Sopros do 7º ano, e a outra para alunos de Flauta do 10º ao 12º ano, mas aberta a outros alunos e professores interessados. Durante as aulas foram sempre propostas atividades de saúde e lazer adequadas a instrumentistas de flauta, tendo algumas tido adesão dos alunos. Todos os alunos participantes no projeto de intervenção do Estágio beneficiaram da componente investigativa do projeto, que se centrou na consciencialização para a saúde, sendo que a investigação propriamente dita foi desenvolvida com as turmas do Ensino Secundário, e contou com uma amostra de 69 alunos, tendo sido garantida a confidencialidade dos participantes. Os resultados do estudo mostraram que 54 dos 69 alunos do estudo (78,3%) experimentaram substâncias psicoativas e outros sabiam da existência de consumo por pelo menos um outro colega. As razões mais apontadas que conduziram estes adolescentes à experimentação foram a curiosidade sobre os efeitos provocados e problemas pessoais. Trinta e três dos 69 alunos do estudo (47,8%) afirmaram que gostariam de praticar alguma atividade física; contudo, não praticam nenhuma e apontam a falta de tempo e a carga horária excessiva como pretexto. Verificou-se relevante compreender de que forma um professor de instrumento numa escola especializada pode ser um promotor de hábitos de saúde e intervir positivamente na prevenção das dependências, assunto que ainda não é debatido abertamente, e sobre o qual não existem dados publicados em Portugal.
This project was developed during the Professional Practicum of the Master of Music Teaching of Minho University. The theme “Drug consumption in a specialized music school. Exploratory study and intervention suggestions of a Flute teacher” emerged due to the fact that I perceived that some students might have been involved in drug consumption, a topic that seemed too serious for me to ignore as an educator. Therefore, the project’s main goals were to research drug consumption among students, to understand their contexts, to analise specific impacts in music learning, Flute and Ensemble learning, and in students’ life in general, and also to try to contribute to the solution of the problem in a well-informed way. The first step was the study of the state of the art on drug consumption by youth in general and by music students in particular, both in Portugal and abroad; afterwards, a questionnaire was applied to the school’s Secondary students concerning their health habits, and two conferences about drug consumption prevention were organized with an invited specialist in drug consumption in schools: one conference was for the 7th to 9th grade Flute and Wind Orchestra students; the other conference was for the 10th to 12th grade Flute students, but also open to other students and teachers. During the classes health and leisure activities considered adequate for Flute students were always suggested, and some students followed the suggestions. All students participating in the intervention project of the Practicum benefited from the research component of the project, which centered on health promotion. The research was developed with 69 student participants, whose confidentiality was preserved. The results of the study show that 54 of the 69 students in the study (78,3%) tried psychoactive substances and others knew about at least one other student who was consuming drugs. The reasons the students pointed out for trying drugs for the first time were curiosity about their effects and personal problems. Thirty three of the 69 students in the study (47,8%) said they would like to practice sports or a physical activity; however, they don’t do it, and they justify that with lack of time and excessive school hours. The study showed that it is very important for a music instrument teacher in a specialized school to be able to be a health promotor and to intervene positively in drug consumption prevention. This topic is not yet talked about openly, and there is no published research about it in Portugal.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78161
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+estágio+Paulo+Filipe+Silva+Ferreira.pdf3,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID