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TítuloConceitos basilares da dedilhação nos primórdios da aprendizagem do piano
Autor(es)Ribeiro, Daniel Simão Mestre Viana
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveConforto
Dedilhações
Independência
Técnica
Comfort
Fingerings
Independence
Technique
Data17-Mai-2021
Resumo(s)O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica foi implementado numa instituição de ensino especializado em música com alunos do 2º ciclo do ensino básico. O projeto “Conceitos basilares da dedilhação nos primórdios da aprendizagem do piano” visou realizar um estudo relativamente à eficiência do uso de uma dedilhação correta no ensino especializado de piano, direcionado para a fase inicial da aprendizagem. Embora as dedilhações sejam consideradas uma das componentes mais importantes da formação integral de um pianista, essas mesmas são frequentemente postas de lado no início da aprendizagem musical, apoiando-se na premissa de que este é um tema demasiado complexo de explicar a alunos mais imaturos. Tendo este facto em consideração, este projeto partiu da premissa de que a sua abordagem precoce poderá fazer a diferença na otimização do seu desempenho. Deste modo, o estágio teve como principal objetivo avaliar qual a melhor forma de abordar o tema das dedilhações, de maneira a promover o conforto da mão, a velocidade de execução, a independência na escolha das dedilhações e o desenvolvimento de uma melhor técnica pianística. Foi utilizada uma metodologia de investigação-ação, possibilitando de uma forma adequada a observação, planificação e preparação dos materiais a desenvolver na investigação. Apesar do curto espaço de tempo em que a intervenção se realizou, a análise dos dados obtidos indica que houve um acréscimo intelectual na aprendizagem dos alunos, que conseguiram adquirir uma maior variedade de conhecimentos relativos à técnica pianística.
The presented internship report is part of the Professional Internship of the Masters in Musical Teaching at the University of Minho. The pedagogical intervention project was implemented in an educational institution specialized in music with students from the 2nd cycle of basic education. The “Basic concepts of fingering in the early stages of piano learning” project aimed to carry out a study regarding the efficiency of using correct fingering in specialized piano teaching, aimed at the initial phase of learning. Although fingerings are considered to be one of the most important components of the integral training of a pianist, they are sometimes set aside at the beginning of musical learning. Typically, instrument teachers rely on the premise that it is a theme too complex to explain to lesser mature students, which can make a difference in optimizing their performance. This way, the internship had as main objective the evaluation of the best way to approach the theme of fingerings, in order to promote hand comfort, speed of execution, independence in the choice of fingerings and also to develop a better piano technique. An action-research methodology was used, making it possible to properly observe, plan and prepare the materials to be developed in the investigation. The obtained data indicates that there is an intellectual increase in the student’s learning, since they were able to acquire a great variety of fingering knowledge (despite the short time span of the intervention).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78164
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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