Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78164
Título: | Conceitos basilares da dedilhação nos primórdios da aprendizagem do piano |
Autor(es): | Ribeiro, Daniel Simão Mestre Viana |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro |
Palavras-chave: | Conforto Dedilhações Independência Técnica Comfort Fingerings Independence Technique |
Data: | 17-Mai-2021 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da
Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica foi implementado numa instituição de
ensino especializado em música com alunos do 2º ciclo do ensino básico.
O projeto “Conceitos basilares da dedilhação nos primórdios da aprendizagem do piano” visou realizar
um estudo relativamente à eficiência do uso de uma dedilhação correta no ensino especializado de piano,
direcionado para a fase inicial da aprendizagem.
Embora as dedilhações sejam consideradas uma das componentes mais importantes da formação
integral de um pianista, essas mesmas são frequentemente postas de lado no início da aprendizagem
musical, apoiando-se na premissa de que este é um tema demasiado complexo de explicar a alunos
mais imaturos. Tendo este facto em consideração, este projeto partiu da premissa de que a sua
abordagem precoce poderá fazer a diferença na otimização do seu desempenho.
Deste modo, o estágio teve como principal objetivo avaliar qual a melhor forma de abordar o tema das
dedilhações, de maneira a promover o conforto da mão, a velocidade de execução, a independência na
escolha das dedilhações e o desenvolvimento de uma melhor técnica pianística. Foi utilizada uma
metodologia de investigação-ação, possibilitando de uma forma adequada a observação, planificação e
preparação dos materiais a desenvolver na investigação.
Apesar do curto espaço de tempo em que a intervenção se realizou, a análise dos dados obtidos indica
que houve um acréscimo intelectual na aprendizagem dos alunos, que conseguiram adquirir uma maior
variedade de conhecimentos relativos à técnica pianística. The presented internship report is part of the Professional Internship of the Masters in Musical Teaching at the University of Minho. The pedagogical intervention project was implemented in an educational institution specialized in music with students from the 2nd cycle of basic education. The “Basic concepts of fingering in the early stages of piano learning” project aimed to carry out a study regarding the efficiency of using correct fingering in specialized piano teaching, aimed at the initial phase of learning. Although fingerings are considered to be one of the most important components of the integral training of a pianist, they are sometimes set aside at the beginning of musical learning. Typically, instrument teachers rely on the premise that it is a theme too complex to explain to lesser mature students, which can make a difference in optimizing their performance. This way, the internship had as main objective the evaluation of the best way to approach the theme of fingerings, in order to promote hand comfort, speed of execution, independence in the choice of fingerings and also to develop a better piano technique. An action-research methodology was used, making it possible to properly observe, plan and prepare the materials to be developed in the investigation. The obtained data indicates that there is an intellectual increase in the student’s learning, since they were able to acquire a great variety of fingering knowledge (despite the short time span of the intervention). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78164 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniel Simao Mestre Viana Ribeiro.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |