Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/78239

TitleDar a ver o poema
Author(s)Sousa, Carlos Mendes de
KeywordsJoão Cabral de Melo Neto
A Educação pela Pedra
Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea
Poesia visual
Arquitectura e poesia
Issue date2006
PublisherLivros Cotovia
CitationSousa, Carlos Mendes de, “Dar a ver o poema”, in João Cabral de Melo Neto, A Educação pela Pedra, Lisboa, Cotovia, 2006, pp. 119-157.
Abstract(s)Este ensaio propõe uma leitura do livro A Educação pela Pedra (1966) que constitui um ponto de culminação no percurso literário de João Cabral de Melo Neto. Trata-se de um dos mais singulares e incomparáveis livros de poesia escritos em língua portuguesa. A presente edição, integrada na colecção “Curso Breve de Literatura Brasileira” (Livros Cotovia) dirigida por Abel Barros Baptista, recupera, quarenta anos depois, a importante concepção gráfica do livro, tal como foi apresentada em 1966, e que se perdeu nas edições seguintes. As duas partes de cada poema aparecem lado a lado, uma em cada página, de modo a tornar visíveis os jogos de dependência decorrentes da dualidade estruturante de cada composição, possibilitando ao mesmo tempo, uma perspectiva do conjunto da arquitectura do livro. As edições que se seguiram a esta primeira passaram a colocar na mesma página as duas partes de cada poema. O próprio João Cabral num depoimento referiu que “o desaparecimento da disposição lado a lado” das duas partes de cada poema significou, “apenas e tão somente, uma conveniência económica e de espaço exigida pelos editores”.
TypePostface
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78239
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dar a ver o poema.pdf12,12 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID