Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78250

TítuloA fundação e a estruturação das Misericórdias no século XVI
Autor(es)Sá, Isabel dos Guimarães
Editor(es)Silva, Carlos Guardado da
Palavras-chaveMisericórdias
Século XVI
DataAbr-2022
EditoraEdições Colibri
CitaçãoSá, I. G. (2022). A fundação e estruturação das misericórdias no século XVI. In C. G. Silva (Ed.), A misericórdia. História, arte e património (pp. 37-52). Edições Colibri.
Resumo(s)[Excerto] Este texto pretende traçar as linhas gerais da história das Misericórdias portuguesas ao longo do seu primeiro século, argumentando que as primeiras décadas destas confrarias foram fundamentais para a sua estruturação, uma vez que, mau grado as transformações ocorridas a nível político e social em Portugal e no seu império, as características iniciais se mantiveram vigentes até ao final do período moderno. Começaremos por analisar as circunstâncias dos seus inícios, que estão relacionadas de forma umbilical com as preocupações devocionais da família real, para avançarmos para a análise da atuação de D. Manuel I em prol das Misericórdias, elaborando-se um breve excurso sobre as atividades caritativas destas confrarias.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78250
e-ISBN9789895661787
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sá-misericordias sec XVI.pdf473,89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID