Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78251

TítuloOs sentidos e a acuidade musical: repercussões da sinestesia nas competências melódicas e harmónicas na disciplina de Formação Musical
Outro(s) título(s)The senses and musical acuity: repercussions of synesthesia in melodic and harmonic skills in the Ear Training class
Autor(es)Almeida, Pedro Filipe Soares de
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveSinestesia
Formação Musical
Melodia
Harmonia
Escuta musical
Synesthesia
Ear Training
Melody
Harmony
Listening to music
Data2-Ago-2021
Resumo(s)Este Relatório resulta da aplicação de um Projeto de Intervenção Pedagógica, construído sob uma metodologia de Investigação-Ação aplicada em contexto de Estágio Profissional inserido no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, e aplicado numa escola profissional do Ensino Artístico Especializado de Música, no ano letivo de 2019/2020, nos grupos de recrutamento M28 (Formação Musical) e M32 (Classe de Conjunto). Dada a constatação de que, regra geral, os alunos de Formação Musical sentem dificuldades na realização de exercícios das componentes melódica e harmónica e que as mesmas persistem ao longo dos anos, essa intervenção teve como objetivo primordial a conceção de estratégias que os auxiliassem a melhorar o seu aproveitamento nessas matérias e a suas capacidades de escutar música, utilizando uma simulação da sinestesia. Aquando da primeira fase do Estágio, foi possível desenvolver o conhecimento sobre a sinestesia como condição neurológica, à medida que decorria a fase de observação de aulas, o que permitiu a construção de um diagnóstico o mais completo possível das turmas e dos alunos. Percecionou-se de que forma a simulação da sinestesia se poderia aplicar nas aulas de Formação Musical, concluindo-se que uma metodologia assente em visualizar-ouvir e ouvir-visualizar seria a mais adequada, recorrendo à cromestesia. Na segunda fase, a de lecionação, foram realizados diversos exercícios que foram aplicados em aula com o objetivo de estimular a criação de metáforas sinestésicas por parte dos alunos na realização de exercícios, assim como a respetiva recolha dos resultados obtidos. Esta metodologia foi concebida com o objetivo de ser, também, aplicável às Classes de Conjunto. Dos instrumentos de recolha de dados fazem parte: os inquéritos de diagnóstico e final, realizados aos alunos, um questionário realizado a professores de todo o país, um Diário de Bordo com informações sobre todas as aulas lecionadas e uma entrevista a um professor cooperante. No final, os resultados foram bastante positivos, verificando-se algumas melhorias na acuidade auditiva dos alunos e, sobretudo, na realização dos exercícios das componentes melódica e harmónica em Formação Musical, tendo esta intervenção surtido impacto positivo não apenas na forma como os alunos aprendem música, mas, também, na forma como a escutam, que eram os objetivos primordiais.
This Report results from the application of a Pedagogical Intervention Project, built under a methodology of Research-Action applied in the context of Professional Internship inserted in the Master's degree in Music Teaching of the University of Minho, and applied on a professional school of Specialized Music Teaching, in the school year 2019/2020, in the recruitment groups M28 (Ear Training) and M32 (Ensemble Music). Given the finding that, as a rule, students of Ear Training experience difficulties in performing exercises of the melodic and harmonic components and that they persist over the years, this intervention had as its primary objective the design of strategies that would help them to improve their use in these subjects and their listening skills, using a simulation of synesthesia. At the first stage of the Internship, it was possible to develop knowledge about synesthesia as a neurological condition, as the observation phase of classes took place, which allowed the construction of a diagnosis as complete as possible of the classes and students. It was noticed how the simulation of synesthesia could be applied in the music training classes, concluding that a methodology based on visualizing-listening and listening-visualizing would be the most appropriate, using chromesthesia. In the second phase, the teaching one, several exercises were designed and applied in class with the objective of stimulating the creation of synesthetic metaphors by the students in the performance of exercises, as well as the respective collection of the results obtained. This methodology was designed with the aim of also being applicable to the Ensemble Classes. The instruments for collecting data include: the diagnostic and final inquiries, conducted to the students, a questionnaire conducted to teachers from all over the country, a Logbook with information on all the classes taught and an interview with a cooperating teacher. In the end, the results were quite positive, with some improvements in the students' hearing acuity and, above all, in the performance of the exercises of the melodic and harmonic components in Ear Training; this intervention had a positive impact not only in the way the students learn music, but also in the way they listen, which were the primary objectives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78251
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Filipe Soares Almeida.pdf9,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID