Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78284
Título: | Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos |
Outro(s) título(s): | Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults |
Autor(es): | Lucas, Bianca Bissoli Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | educação física educação de jovens e adultos atividade física physical education youth and adult education physical activity |
Data: | Jun-2022 |
Editora: | Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
Revista: | Brazilian Journal of Development |
Citação: | Lucas, B. B., & Cunha, A. C. T. N. (2022, June 2). Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos / Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults. Brazilian Journal of Development. South Florida Publishing LLC. http://doi.org/10.34117/bjdv8n6-041 |
Resumo(s): | O presente artigo pretende fomentar o debate sobre como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA) e a transversalização da temática atividade física nas aulas do componente curricular Educação Física. Verificou-se que a disciplina é optativa na modalidade EJA/PROEJA conforme dispõe a LDBEN/1996, contudo a literatura aponta para a importância da disciplina na formação do cidadão, logo é um direito dos jovens e adultos o acesso a esse conhecimento. Tal perspectiva é recepcionada pelo PROEJA que, embora não faça especificação de disciplinas em seus dispositivos, é claro em destacar que a proposta curricular da EJA deve ser construída com bases nos princípios de igualdade e equidade em relação à educação básica This article aims to encourage discussion about how the National Program for Integration of Vocational Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education (PROEJA) and the transversalization of the theme physical activity in the classes of the curriculum component Physical Education. It was verified that the subject is optional in the modality EJA/PROEJA as provided by the LDBEN/1996, however, the literature points to the importance of the subject in the citizen's education, so it is a right of young people and adults to have access to this knowledge. This perspective is welcomed by PROEJA which, although it does not specify the subjects in its provisions, it is clear in highlighting that the curriculum proposal for EJA should be built on the principles of equality and equity in relation to basic education. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78284 |
DOI: | 10.34117/bjdv8n6-041 |
ISSN: | 2525-8761 |
Versão da editora: | https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/48874 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno.pdf | 599,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons