Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78284

TítuloAtividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
Outro(s) título(s)Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults
Autor(es)Lucas, Bianca Bissoli
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveeducação física
educação de jovens e adultos
atividade física
physical education
youth and adult education
physical activity
DataJun-2022
EditoraBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
RevistaBrazilian Journal of Development
CitaçãoLucas, B. B., & Cunha, A. C. T. N. (2022, June 2). Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos / Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults. Brazilian Journal of Development. South Florida Publishing LLC. http://doi.org/10.34117/bjdv8n6-041
Resumo(s)O presente artigo pretende fomentar o debate sobre como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA) e a transversalização da temática atividade física nas aulas do componente curricular Educação Física. Verificou-se que a disciplina é optativa na modalidade EJA/PROEJA conforme dispõe a LDBEN/1996, contudo a literatura aponta para a importância da disciplina na formação do cidadão, logo é um direito dos jovens e adultos o acesso a esse conhecimento. Tal perspectiva é recepcionada pelo PROEJA que, embora não faça especificação de disciplinas em seus dispositivos, é claro em destacar que a proposta curricular da EJA deve ser construída com bases nos princípios de igualdade e equidade em relação à educação básica
This article aims to encourage discussion about how the National Program for Integration of Vocational Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education (PROEJA) and the transversalization of the theme physical activity in the classes of the curriculum component Physical Education. It was verified that the subject is optional in the modality EJA/PROEJA as provided by the LDBEN/1996, however, the literature points to the importance of the subject in the citizen's education, so it is a right of young people and adults to have access to this knowledge. This perspective is welcomed by PROEJA which, although it does not specify the subjects in its provisions, it is clear in highlighting that the curriculum proposal for EJA should be built on the principles of equality and equity in relation to basic education.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78284
DOI10.34117/bjdv8n6-041
ISSN2525-8761
Versão da editorahttps://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/48874
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno.pdf599,23 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID