Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78357
Título: | A aprendizagem da competência oral em Português Língua Estrangeira, através de estratégias de ensino à distância |
Outro(s) título(s): | Oral competence study in Portuguese as a Foreign Language, through remote teaching strategies |
Autor(es): | Azevedo, Carla Isabel Miranda |
Orientador(es): | Ramon, Micaela |
Palavras-chave: | Compreensão oral Ensino a distância Interação / produção oral Pandemia Português língua estrangeira Listening / speaking skills Online teaching Pandemic Portuguese as a foreign language |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente relatório incide sobre o estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado de Português
Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira / Português Língua Segunda (PLNM – PLE /
PL2), da Universidade do Minho, o qual se destinou à organização, planificação e lecionação de 15
sessões da disciplina de Práticas de Audição e Conversação, do 28º Curso Anual de Português Língua
Estrangeira, oferecido pelo BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho.
O estágio foi realizado de setembro de 2020 a janeiro de 2021, período de pandemia da doença
CoVID-19, o que obrigou a que a disciplina de Práticas de Audição e Conversação fosse ministrada
através de ferramentas de ensino a distância.
Neste relatório, apresento uma breve reflexão teórica sobre o impacto da pandemia do vírus
CoVID-19 nas práticas de ensino no país, ressaltando as dificuldades enfrentadas pelos docentes e
alunos no processo de adaptação à modalidade de ensino a distância. Considerando este período que
vivemos como um período de mudança nas práticas de ensino, faço uma análise de como as
metodologias de ensino das línguas estrangeiras têm evoluído, desde o século XIX até a atualidade,
para responderem às necessidades comunicativas das sociedades, e como, atualmente, podemos
utilizar a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das competências de comunicação e
interação, através de plataformas de ensino a distância.
A experiência aqui exposta pretende mostrar que ferramentas digitais são vantajosas para a
organização e lecionação de cursos de PLE, totalmente a distância, cujo objetivo é desenvolver as
competências de compreensão, produção e interação oral em falantes que estão a iniciar a
aprendizagem da língua. The present report relates to the internship project developed in the scope of the Master’s Degree in Portuguese as a Non-Mother Tongue – Portuguese as a Foreign Language / Portuguese as a Second Language, by the University of Minho. This internship aimed the organisation, planning and teaching of 15 sessions of the module “Listening and Speaking Practices” of the 28th Annual Course of Portuguese as a Foreign Language, offered by BabeliUM – The Language Center of the University of Minho. The internship took place from September 2020 to January 2021, during the period of pandemic of the CoVID-19, and due to this, the module “Listening and Speaking Practices” was offered through remote teaching. In this report, I present a brief reflection on the impact of the pandemic of the CoVID-19 on teaching practices in Portugal, highlighting the difficulties faced by teachers and students through the process of adaptation to the new methodology of remote teaching and learning. Considering this period we live as a period of changing on teaching practices, I reflect on how the methodologies of language teaching have developed since the XIX century until nowadays, in order to meet the communicative needs of the societies and, how we can use the communicative approach to develop communicative and interactive competences, through online teaching and learning platforms. The experience presented in this report aims to show which digital resources are valuable for the designing and teaching of online courses of Portuguese as a Foreign Language with the purpose of developing the listening and speaking competences in total beginner students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda (PLNM – PLE e PL2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78357 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório+de+Estágio_Carla+Isabel+Miranda+Azevedo.pdf | 5,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons