Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78470
Título: | O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto |
Outro(s) título(s): | The role of body percussion in students' motivation throughout the process of learning piano and ensemble music |
Autor(es): | Fernandes, Victória da Costa |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro Lima, Miguel Oliveira, Artur Rosa, Raquel |
Palavras-chave: | Consciencialização corporal Motivação Movimento Percussão corporal Ritmo Body awareness Motivation Movement Body percussion Rhythm |
Data: | 15-Dez-2021 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, intitulado “O papel da percussão corporal na motivação dos
alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto” é relativo ao projeto de
intervenção realizado no mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho. O relatório expõe o
decorrer da implementação de um projeto de intervenção, no ano letivo 2020-2021, que teve como
temática principal a fomentação da motivação dos alunos através da prática da “Percussão Corporal”,
tendo por base a metodologia BAPNE. A fase de transição do nono ano para o décimo traz, por vezes,
desistências no percurso escolar musical que podem advir da falta de motivação consequente de
fatores externos, internos ou de ambos. Assim, a intervenção realizada pretendeu não necessariamente
evitar que existam desistências, mas compreender se a introdução de práticas de “Percussão
Corporal” no processo de aprendizagem musical pode contribuir para aumentar a motivação dos
alunos no decorrer do desenvolvimento musical. Ao longo do projeto de intervenção foi realizado um
conjunto de exercícios de percussão corporal que antecederam a preparação da obra na sala de aula.
Também foi realizada a prática da “Percussão Corporal” ao longo da aprendizagem da obra. Este
método procurou conduzir os alunos a desenvolverem através do movimento corporal noções básicas
musicais como o ritmo e a pulsação constante, bem como a consciencialização corporal. A prática da
“Percussão corporal” foi realizada por nove alunos do quinto grau de instrumento. Como metodologia
de investigação, foi utilizada a investigação-ação, tendo sido recolhidos dados resultantes do registo de
vídeos de aulas, bem como de audições e dos questionários realizados no início e no final da
implementação do projeto. Os resultados revelaram que a prática de exercícios de percussão corporal,
assim como a sua adaptação ao ensino do piano e de obras executadas em grupo, proporcionaram
uma aprendizagem mais eficaz, inclusiva e estimulante para os alunos a nível musical, resultando, por
conseguinte, numa melhoria no âmbito motivacional. This internship report, entitled “The role of body percussion in motivating students throughout the process of learning piano and ensemble music” is related to the intervention project carried out in the Master in Music Education at the University of Minho. The report exposes the course of the implementation of an intervention project in the 2020-2021 school year, whose main theme was to encourage students' motivation through the practice of “Body Percussion”, based on the BAPNE methodology. The transition phase from the ninth to the tenth grade brings, sometimes, dropouts in the musical school trajectory that can come from the lack of motivation resulting from external or internal factors, or even from both of them. Thus, the intervention carried out was not necessarily intended to prevent dropouts, but to understand whether the introduction of “Body Percussion” practices in the musical learning process can contribute to increasing students' motivation during musical development. Throughout the intervention project, a set of body percussion exercises was executed, preceding the preparation of the piece in the classroom. All through the learning of the piece it was also implemented the practice of “Body Percussion”. This method sought to lead students to develop, through body movement, basic musical notions such as rhythm and constant pulse, as well as body awareness. The practice of “Body Percussion” was performed by nine instrument fifth grade students. As a research methodology, action-research was used, and data were collected from the recording of videos of classes as well as auditions and from the questionnaires carried out at the beginning and at the end of the project's implementation. The results revealed that the practice of body percussion exercises, as well as their adaptation to the teaching of piano and of works performed in groups, provided a more effective, inclusive, and stimulating learning for students at a musical level, resulting, therefore, in an improvement in the motivational scope. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78470 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Victoria da Costa Fernandes.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons