Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/78527

TitleDizer a morte de Clarice Lispector
Author(s)Sousa, Carlos Mendes de
KeywordsLiteratura brasileira moderna e contemporânea
Morte
Biografia
Clarice Lispector
Issue dateMay-2016
PublisherNota de Rodapé
JournalCafé com Letras: Revista de Literatura
CitationSousa, Carlos Mendes de, “Dizer a morte de Clarice Lispector”, Café com Letras. Revista de Literatura, nº 2, Maio de 2016, Lisboa, Nota de Rodapé Edições, pp. 40-45.
Abstract(s)Contaminados pelo texto e pela vida, os biógrafos ficcionalizam a morte. Os fragmentos inéditos da autora de A maçã no escuro apresentados por Olga Borelli em Clarice Lispector, Esboço para um possível retrato, o primeiro livro que biograficamente revela a escritora, fazem vir ao de cima as marcas da montagem que caracterizam o volume. O confronto com os manuscritos e dactiloscritos divulgados em apêndice na tese de Claire Varin, Clarice Lispector et l’esprit des langues, permite justamente, em alguns casos, detectar essas marcas e verificar o procedimento de colagem dos fragmentos inéditos de Clarice Lispector coligidos pela amiga. No que diz respeito ao caso específico do “episódio” da morte de Clarice, o modo como são ordenados os textos, num propósito de conferir “verosimilhança”, comporta uma construção de pendor ficcionalizante da parte da biógrafa convivente que faz narrativa. A narradora é a amiga que modela o universo vital da criadora, fazendo-a participar da fábula.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78527
ISSN183-7767
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dizer a morte de Clarice Lispector.pdf4,37 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID