Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78631
Título: | Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem |
Outro(s) título(s): | Contributions of learning sciences for the development of language skills |
Autor(es): | Rodrigues, Joana Isabel Baptista |
Orientador(es): | Varela, Paulo |
Palavras-chave: | Desenvolvimento da linguagem Educação em ciências Ensino por investigação Language development Science education Inquiry-based learning |
Data: | 10-Mar-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito
da Unidade Curricular de anual de “Estágio”, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base uma abordagem prática das ciências,
com vista a promover não só a aprendizagem científicas, mas também a fomentar o uso e o
desenvolvimento de competências de linguagem das crianças. Neste sentido, o projeto tem como
objetivos gerais: promover, em contexto de interação social, a exploração de atividades práticas de
Ciências da Natureza, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º CEB; compreender os contributos
da exploração das atividades práticas de Ciências para o uso e desenvolvimento da linguagem das
crianças. O projeto desenvolveu-se segundo a metodologia de investigação-ação, onde cada ciclo
interativo de planificação, ação, observação e reflexão, correspondeu à exploração de uma atividade de
ciências. Foram exploradas 9 atividades de ciências com um grupo de crianças do pré-escolar (N=24), e
desenvolvidas 5 aulas com uma turma do 1º ano de escolaridade (N=22). As atividades foram
planificadas e exploradas pela aluna estagiária que, em ambos os contextos, desempenhou
simultaneamente o papel de investigadora e de educadora/professora. Na sequência da exploração das
atividades, foram elaborados diários de atividades, onde constam descrições detalhadas e reflexões de
todos os momentos relevantes, bem como da ação pedagógica. A análise dos diários conjugada com os
resultados obtidos por via de outros instrumento, como fichas de avaliação individual e questionários,
permitem concluir que as crianças realizaram boas aprendizagens sobre os temas de ciências
explorados, e verificar que as atividades de ciências podem contribuir para o desenvolvimento de
competências de linguagem. This report is the result of a pedagogical intervention project, developed within the scope of the yearly module “Internship", part of the Master’s Degree Course in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. It is based on a practical approach to science, in order to promote not only scientific learning but also to foster the use and development of children's language skills. In this sense, the aims of this project are: to promote, in a context of social interaction, the exploration of practical activities in sciences, in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education; to understand the contributions of the exploration of practical science activities for the use and development of children's language. This project was developed according to an investigation-action methodology in which each interactive cycle of planning, action, observation, and reflection, corresponded to the exploration of science activity. Nine science activities were explored with a group of preschool children (N=24) and 5 lessons were developed with a class from the 1st year (N=22). The activities were planned and explored by the intern student who, in both contexts, played simultaneously the role of researcher and educator/teacher. Following the exploration of the activities, activity journals were made, containing detailed descriptions and reflections of all relevant moments, as well as of the pedagogical action. The analysis of the diaries combined with the results obtained through other instruments, such as individual evaluation sheets and questionnaires, allows us to conclude that the children did learn well about the science themes explored, and that science activities can contribute to the development of language skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78631 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Isabel Baptista Rodrigues.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons