Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/78657

TitleAplicação do estudo de minerais pesados à caracterização dos depósitos da Bacia de Alvarães e Bacia do rio Lima (NW de Portugal)
Author(s)Alves, M. I. Caetano
Editor(s)Aleixandre, T.
Perez Gonzalez, A.
KeywordsSedimentologia
Minerais pesados
Sedimentos fluviais
Pliocénico e Quaternário
Depósitos da bacia do rio Lima (Portugal)
Depósitos da bacia de Alvarães (Portugal)
Sedimentology
Heavy minerals
Pliocene and Quaternary
Deposits of rio Lima basin (Portugal)
Deposits of rio Alvarães basin (Portugal)
Issue date1993
PublisherInstituto Tecnologico Geominero de España
CitationALVES M.I.C. (1993) Aplicação do estudo de minerais pesados à caracterização dos depósitos da Bacia de Alvarães e Bacia do rio Lima. (NW de Portugal). In: EL CUATERNÁRIO EN ESPAÑA Y PORTUGAL, Instituto Tecnologico Geominero de España, T. Aleixandre T. y A. Perez Gonzalez (Eds.), Madrid, España, Vol.1, 40-55.
Abstract(s)Estudaram-se os minerais pesados, na fração entre 500 a 62 µm, dos depósitos fluviais Pilo-Quaternários (?) da bacia de Alvarães e da bacia do rio Lima. Os minerais presentes sao provenientes principalmente de granitos e rochas silúricas metamorfizadas. Os sedimentos da bacia do rio Lima apresentam maior frequência em andalusite, individualizando-se os depósitos das duas margens pelo conteúdo em minerais opacos. Os da margem direita deste rio mostram grande influência de materiais locais sujeitos a transporte curto, enquanto que os da margem esquerda e da bacia de Alvarães resultam da mistura de sedimentos sujeitos a transporte Assis longo.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78657
ISBN84-7840-156-3
AccessOpen access
Appears in Collections:CCT - Livros e Capítulos de Livros/Books and Book Chapters


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID