Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/78677

TitleAspectos mineralógicos da meteorização de xistos silúricos da região minhota (NW de Portugal)
Other titlesMineralogical characteristics of the weathering of siluric mica schists from the Minho region (NW Portugal)
Author(s)Alves, M. I. Caetano
KeywordsMineralogia
Fração argila
Difratometria de RX
Meteorização
Xistos do Silúrico
Minho (Portugal)
Weathering mineralogy
Clay minerals
XRD
Silurian Schists
Issue date1989
PublisherUniversidade de Aveiro
JournalGeociencias
CitationALVES M.I.C. (1989) Aspectos mineralógicos da meteorização de xistos silúricos da região minhota. (NW de Portugal). Geociências, Rev. Univ. Aveiro, 4 (2), 107-122.
Abstract(s)Estudou-se, por difractometria de Raios X, a composição mineralógica da rocha total e fracção <2µm de xistos Silúricos meteorizados. Na rocha total abundam quartzo e micas associados por vezes a pequenas quantidades de feldspatos (geralmente plagioclases e raramente feldspato potássico). Na fracção <2µm observam-se três associações minerais: ilite+caulinitetgoethite; grande abundância de gibsite relativamente aos conteúdos em ilite, caulinite, interestratificados ilite-vermiculite e vermiculite; caulinitergoethite+ gibsite e quantidades variáveis de ilite, interestratificados ilite-vermiculite e vermiculite. Dado que algumas das rochas onde estão presentes estas associações minerais se encontram fossilizadas por depósitos fluviais Plio-Quaternários (?), é provável que grande parte dos minerais secundários actualmente observados em rochas meteorizadas sejam herdados. Contudo, não se pode esquecer que as condições actuais permitem a preservação e formação daqueles minerais secundários.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78677
ISSN0871-3529
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CCT - Artigos (Papers)/Papers


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID