Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78746

TítuloO poder criador da imaginação: experimentação e criação artística em coro
Outro(s) título(s)The creative power of imagination: experimentation and artistic creation in choir
Autor(es)Gaspar, Ana Carolina da Silva
Orientador(es)Ruiz, Janete Conceição Soares Costa
Palavras-chaveImaginação
Experimentação
Criação artística
Multissensorialidade
Coro
Imagination
Experimentation
Artistic creation
Multisensory
Essential learnings
Choir
Data3-Fev-2022
Resumo(s)O presente relatório de estágio demonstra os resultados de um projeto de investigação-ação desenvolvido na Academia de Música de Santa Cecília num contexto de prática de ensino supervisionada no Mestrado em Ensino de Música, no ano letivo 2020/2021, sob o tema “O poder criador da imaginação: experimentação e criação artística em Coro”. Dada a relevância da imaginação no desenvolvimento musical pretendia-se responder à seguinte questão: como potencializar a imaginação no domínio da experimentação e criação artística em Coro? A revisão da bibliografia teve como objetivos aferir o papel da imaginação compreendendo novas formas de ensino-aprendizagem imaginativos, em particular no domínio da experimentação e criação artística das Aprendizagens Essenciais de Música. No âmbito desta investigação-ação foi desenvolvida uma intervenção em cinco turmas de coro e cinco turmas de formação musical, com estratégias de ensino-aprendizagem imaginativas em diferentes planos sensoriais, ocorrendo em três etapas sequenciais e cumulativas: experimentação, criação e reflexão. Na intervenção pretendia-se refletir criticamente no processo de ensino-aprendizagem imaginativo, utilizar múltiplos planos sensoriais e contribuir para a valorização do desenvolvimento musical através da imaginação, em particular no domínio da experimentação e criação artística. A metodologia escolhida incluiu: revisão da bibliografia, nove entrevistas a professores de diferentes áreas artísticas, dez grupos de foco, e um inquérito a professores de coro que exerçam em Portugal. A análise dos dados obtidos revelou que a incorporação de experiências diversificadas é um processo cumulativo em que se assimilam sensações e emoções, permitindo que a imaginação construa ideias, soluções e criações. Por essa razão, o ensino-aprendizagem imaginativo favorece o desenvolvimento musical e a criação artística através de uma vivência performativa, criadora e transformadora. Verificaram-se como elementos importantes na conceção e implementação de estratégias imaginativas: conexão com o corpo e com o espaço, foco em múltiplos planos sensoriais, valor da ludicidade, desvalorização do erro, preparação prévia adequada e importância da reflexão e formação dos professores. O papel da imaginação, da experimentação e criação artística revelou ser globalmente valorizado em Coro no âmbito do inquérito realizado. As entrevistas reforçaram a revisão da bibliografia. Os grupos de foco demonstraram a importância que os alunos atribuíram à abordagem multissensorial e às propostas imaginativas desenvolvidas no âmbito da experimentação e criação artística em Coro.
This internship report demonstrates the results of an action-research project developed at the Academia de Música de Santa Cecília in a context of supervised teaching practice in the Masters in Music Education, in the 2020/2021 academic year, under the theme “The creative power of imagination: experimentation and artistic creation in Choir”. Given the relevance of imagination in musical development, the intention was to answer the following question: how to enhance imagination in the field of artistic experimentation and creation in Choir? The bibliography review aimed to assess the role of imagination, comprising new forms of imaginative teaching-learning, particularly in the field of artistic experimentation and creation of essential learnings of music. Within the scope of this action-investigation, an intervention, that took place in five choir classes and five ear training classes, was developed with imaginative teaching-learning strategies in different sensory planes, taking place in three sequential and cumulative stages: experimentation, artistic creation and reflection. The intervention intended to critically reflect on the imaginative teaching-learning process, use multiple sensory planes and contribute to the enhancement of musical development through imagination, particularly in the field of experimentation and artistic creation. The chosen methodology included: bibliography review, nine interviews with teachers from different artistic areas, ten focus groups, and a survey of choir teachers who developed their pedagogical practice in Portugal. The analysis of the obtained data revealed that the diversified experiences incorporation is a cumulative process in which sensations and emotions are assimilated, allowing the imagination to build ideas, solutions and creations. For this reason, imaginative teaching-learning favors musical development and artistic creation through a performative, creative and transformative experience. Important elements in the design and implementation of imaginative strategies were found to be: connection with the body and space, focus on multiple sensory strategies, value of playfulness, devaluation of error, adequate prior preparation and importance of reflection and teacher training. The role of imagination, experimentation and artistic creation proved to be globally valued in Choir within the scope of the survey carried out. The interviews reinforced the bibliography review as well. The focus groups demonstrated the importance that students attributed to the multisensory approach and to the imaginative proposals developed within the scope of artistic experimentation and creation in Choir.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78746
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina da Silva Gaspar.pdf3,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID