Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78785

TítuloAnálise do percurso formativo dos licenciandos em Biologia, com foco na prática profissional: um estudo realizado em Portugal na Universidade do Minho e no Brasil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Outro(s) título(s)Analysis of the formative course of the licensees in Biology, with a focus on professional practice: a study carried out in Portugal at the University of Minho and in Brazil at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte
Autor(es)Prado, Maria Raimunda Matos
Orientador(es)Precioso, José
Carvalho Neto, Eulália Raquel Gusmão de
Palavras-chaveAnálise curricular
Formação de professores de Biologia
Prática profissional
Curriculum analysis
Biology teacher training
Professional practice
Data29-Jun-2022
Resumo(s)Esta investigação analisa o impacto de um currículo na construção de competências e na prática profissional de professores em formação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em uma licenciatura em Biologia, e faz uma análise teórico comparativa da formação do professor de Biologia no IFRN e Biologia e Geologia na Universidade do Minho (UMinho). Objetivos da investigação: 1-Comparar a formação de professores de Biologia no IFRN/Brasil e na UMinho/Portugal. 2-Analisar as competências profissionais requeridas na formação inicial de professores de Biologia no IFRN e a importância das áreas curriculares para o seu desenvolvimento. 3- Compreender a percepção dos sujeitos envolvidos na formação sobre elementos curriculares e sua relação com o Estágio Curricular Supervisionado e a Prática Profissional. Para alcançá-los, efetuamos três estudos. Estudo 1 pesquisa bibliográfica e documental centrada na formação de professores de Biologia no Brasil e Biologia e Geologia em Portugal. Estudos 2 e 3 (qualitativos), procuram aprofundar a percepção dos sujeitos da formação sobre os elementos curriculares e seu contributo para a construção de competências e a materialização da prática profissional. A amostra consiste em 78 alunos, 14 professores, 1 professor coordenador e 2 professores colaboradores. Utilizamos 4 instrumentos de pesquisa (2 questionários semiestruturados, 1 estruturado e 1 semiestruturado para grupo focal). A análise de conteúdo foi utilizada no tratamento dos dados qualitativos. Os resultados mostraram que a formação inicial de professores no Brasil/IFRN é integrada em um ciclo e abrange somente a área de Biologia, em Portugal/UMinho a formação é sequencial com dois ciclos e inclui necessariamente o mestrado, abrangendo duas áreas de formação, Biologia e Geologia. A centralidade da prática profissional no Brasil/IFRN é a regência supervisionada, em Portugal/UMinho é a implementação de um projeto de intervenção pedagógica. A estrutura da Prática Profissional em ambas as instituições apre senta semelhanças. Na formação de professores de Biologia do IFRN, as áreas curriculares considera das muito importantes na construção de competências foram o Núcleo Específico e a Prática Profissional. Os elementos curriculares diretamente ligados à prática profissional docente e ao estágio docência nem sempre atendem aos interesses e necessidades dos estudantes, pois, muitas vezes, não convergem para os objetivos formativos do curso. Registramos aspectos positivos tais como a inserção do curso em uma escola de ensino médio; a existência de espaço para discussões acerca do curso, integração disciplinar, dentre outros. Registramos também aspectos negativos tais como: pouca disponibilidade de locais para estágio; instabilidade na permanência de professores no curso; descontinuidade de ações, dentre outros. A investigação indicou que o IFRN possui estrutura curricular favorável à inserção dos estagiários em escolas de educação básica desde o início do curso, mas o campo de está gio na região de inserção do curso é muito restrito. O estudo sugere a implementação de núcleos específicos para a prática profissional dos docentes em formação, com ênfase em projetos permanentes nas escolas parceiras, privilegiando a extensão, a pesquisa em ensino e o redimensionamento do projeto de intervenção pedagógica, tendo como referência o projeto da UMinho/Portugal, embora, não podemos perder de vista que o objetivo principal dos cursos de formação de professores é formar docentes e não investigadores das áreas específicas.
This research analyzes the impact of a curriculum on the construction of skills and on the professional practice of teachers in training at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), in a degree in Biology, and it does a comparative theoretical analysis of the training of the professor of Biology at IFRN and Biology and Geology at the University of Minho (UMinho). Research objectives: 1-Compare the training of Biology teachers in IFRN/Brazil and UMinho/Portugal. 2-Analyze the professional skills required in the initial training of Biology teachers at IFRN and the importance of curricular areas for their development. 3-Understand the perception of subjects involved in the training on curricular elements and their relationship with the supervised Curriculum and Professional practice. To reach these objectives, we have performed three studies. Study 1 is a bibliographical and documentary research focused on the training of Biology teachers in Brazil and Biology and Geology in Portugal. Studies 2 and 3 (qualitative) seek to deepen the perception of subjects of training on the curricular elements and their contribution to the construction of competencies and the materialization of professional practice. The sample consists of 78 students, 14 teachers, 1 teacher coordinator and 2 teacher collaborators. We used 4 research instruments (2 semi-structured questionnaires, 1 structured questionnaire and 1 semi-structured questionnaire for focal group). Content analysis was used in the processing of qualitative data. The results showed that the initial training of teachers in Brazil/IFRN is integrated in one cycle and covers only the area of Biology. In Portugal/UMinho the training is sequential with two cycles, and it necessarily includes the master's degree and covers two areas of training, Biology and Geology. The centrality of professional practice in Brazil/IFRN is the supervised competence, in Portugal/UMinho it is the implementation of a pedagogical intervention project. The structure of Professional practice in both institutions has some similarities. In the training of IFRN Biology teachers, the curricular areas considered very important in the construction of competencies were the specific nucleus and the professional practice. The curricular elements directly linked to the teaching professional practice and the teaching stage do not always serve the interests and needs of the students, because they often do not converge to the formative objectives of the course. We note positive aspects such as the insertion of the course in a high school, the existence of space for discussions about the course, disciplinary integration, among others. We also record negative aspects such as: Low availability of sites for internship; instability in the permanence of teachers in the course; discontinuity of actions, among others. The research indicated that IFRN has a curricular structure favorable to the insertion of trainees in basic education schools since the beginning of the course, but the field of training in the region of course insertion is very restricted. The study suggests the implementation of specific centers for the professional practice of teachers in training, with emphasis on permanent projects in partner schools, emphasizing the extension, research in teaching and the resizing of the project of pedagogical intervention, taking as reference the project of UMinho/Portugal, although, we must not lose sight of the fact that the main objective of teacher training courses is to train teachers and not researchers from specific areas.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78785
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Raimunda Matos Prado.pdfTese de doutoramento4,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID