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TítuloConvergência do jornalismo à educação para leituras transmédia das (des)informações: estudo sobre o nível de literacia mediática em jovens de escolas públicas do Brasil
Autor(es)Faria, Eduardo
Orientador(es)Andrade, José Gabriel
Palavras-chaveJornalismo de Convergência
Jornalismo Transmédia
Educação e Jornalismo
Narrativa Transmédia
Literacia Mediática
Educação e Desinformação
Convergence Journalism
Transmedia Journalism
Education and Journalism
Transmedia Narrative
Media Literacy
education and misinformation
Data13-Abr-2022
Resumo(s)A relação entre o jovem e os média demandam novas formas de pedagogia de ensino que possa promover diferentes formas de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens literacias para os média, que possam auxilia-los nos processos que incidem sobre as leituras transmédia das (des)informações, de modo que sejam capazes de atuar no combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática; alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas (Jenkins, 2019; Scolari, 2013). Desta forma, a convergência impõe novas realidades que atravessam o uso das tecnologias, o público, o mercado dos média, as narrativas produzidas pelos média (…) até atingir à educação. Esta última, responsável pela promoção do conhecimento, leitura e interpretação da realidade que se desdobra através das informações transmédia. A educação escolar pode contribuir para que os estudantes possam participar conscientemente e criticamente desta realidade no qual os média, as redes e a sociedade participam da construção do conhecimento. Acreditando ser necessário a convergência entre a educação escolar com o ensino dos média, esta pesquisa pretende buscar elementos que ajudam a compreender os distintos aspectos da convergência, passando pelas narrativas transmediáticas do jornalismo à desinformação. Pretende-se, através da pesquisa de campo, identificar como os jovens brasileiros estudantes de escolas públicas interagem com os média, com as informações e desinformações tendo como princípio a convergência. Por fim, busca-se avaliar de forma descritiva o domínio de literacia para os média, tecnologias, informações e desinformações nos jovens estudantes.
The relationship between young people and the media demands new forms of teaching pedagogy that can promote different forms of literacy. In this sense, school education can be the way to awaken in young people media literacy, which can help them in the processes that affect transmedia readings of (dis)information, so that they are able to act in the fight against misinformation. The convergence between the media made possible the proliferation of narratives that, with the democratization of digital networks and technological devices, began to circulate in a transmedia way; changing the way information is produced, consumed and mediated (Jenkins, 2019; Scolari, 2013). In this way, convergence imposes new realities that cross the use of technologies, the public, the media market, the narratives produced by the media (…) until reaching education. The latter is responsible for promoting knowledge, reading and interpreting the reality that unfolds through transmedia information. School education can contribute so that students can consciously and critically participate in this reality in which the media, networks and society participate in the construction of knowledge. Believing that the convergence between school education and media teaching is necessary, this research intends to seek elements that help to understand the different aspects of convergence, going through transmedia narratives from journalism to misinformation. It is intended, through field research, to identify how young Brazilian students from public schools interact with the media, with information and misinformation having convergence as a principle. Finally, we seek to descriptively assess the literacy domain for the media, technologies, information and misinformation in young students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação (Ramo de Investigação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78802
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

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