Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79016

TítuloA acessibilidade na habitação: a privação auditiva e visual
Autor(es)Cabral, Ana Rita Magalhães
Orientador(es)Rodrigues, Ana Luísa
Palavras-chaveAcessibilidade
Ausência
Inclusão
Perceção
Sentidos
Accessibility
Absence
Inclusion
Perception
Senses
Data2022
Resumo(s)A arquitetura está diretamente relacionada com o ser humano, sendo através do seu corpo que o espaço é experienciado e vivido, fazendo com que se estabeleça uma relação com o mundo que o rodeia. No entanto, a própria experiência do espaço é subjetiva, dependendo, entre outros fatores, do modo como é percecionado através dos sentidos Portanto, como é que o espaço é experienciado? Qual é o papel dos sentidos na perceção do espaço? Como é que um défice sensorial pode condicionar essa perceção? E como é que a ausência de um sentido pode ser superada? A presente dissertação tem como objetivo a sensibilização para a importância do sistema sensorial na perceção do espaço arquitetónico, ao mesmo tempo que pretende explorar a ausência de sentidos, nomeadamente, a audição e a visão. Deste modo, começa-se com uma abordagem geral dos sentidos e a sua ausência, aproximando-se, gradualmente, à relação individual e pessoal do espaço doméstico através de um questionário a pessoas com défices auditivos e visuais. A análise das condicionantes e dificuldades no uso do espaço doméstico em conjunto com o estudo de casos exemplares permite, ainda, identificar soluções arquitetónicas que podem vir a ser incorporadas na habitação com o intuito de a tornar mais acessível e inclusiva a nível sensorial. Assim, ambiciona-se alcançar uma arquitetura doméstica acessível e inclusiva, que estimule a experiência sensorial e espacial do seu habitante, e ao mesmo tempo, refletir a acessibilidade como uma mais valia e não como uma limitação da arquitetura.
Architecture is directly related to the human being, since it is through his body that he experiences the space and establishes a relationship with its surrounding world. However, the experience of space itself is subjective, depending on how it is perceived by the senses, among other factors. So, how is space experienced? What is the role of the senses in the perception of space? How can a sensory deficit affect its perception? And how can the absence of one sense be overcome through architecture? This dissertation aims to raise awareness of the importance of the senses in the perception of an architectural space. Therefore, it begins with a general approach to the senses and their absence, and then gradually approaches the individual and personal relationship with the private space, through a questionnaire to people with hearing and visual deficits. The analysis of the constraints and difficulties in the use of private space, along with the study of exemplary cases, also allows to identify architectural solutions that can be incorporated into the house towards making it more accessible and inclusive at a sensory level. The ambition is to achieve an accessible and inclusive private architecture, which stimulates the sensorial and spatial experience of its inhabitant, and at the same time, to reflect accessibility as an asset instead of a limitation on architecture.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79016
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final.pdf21,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID