Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79037

TítuloProfessores especialistas em música na educaçao infantil: desafios de um levantamento exploratório no Brasil e em Portugal
Outro(s) título(s)Specialist music teachers in early childhood education: challenges of an exploratory data collection process in Brazil and Portugal
Autor(es)Malotti, Ana Paula
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveProfessores especialistas de música
Educação pré-escolar
Educaçao Infantil
Levantamento
Estratégias metodológicas
Specialist music teachers
Early childhood education
Pre-school education
Music education
Data collection
Methodological strategies
Data2021
EditoraAssociação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
CitaçãoMalotti, A. P. & Vieira, M. H. (2021). Professores especialistas em música na educaçao infantil: desafios de um levantamento exploratório no Brasil e em Portugal. Anais do XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). João Pessoa: Online.
Resumo(s)Este trabalho apresenta os procedimentos e resultados preliminares da primeira etapa de uma investigação de doutoramento em curso na Universidade do Minho, cujo objetivo foi a realização de um levantamento exploratório sobre a presença de professores especialistas em música na educação infantil no Brasil e em Portugal. Além dos desafios inerentes ao processo de colheita de dados, as limitações impostas pela pandemia da Covid-19 afetaram esta etapa, exigindo adaptações das estratégias metodológicas. Foram adotados os princípios da Análise Teórica dos Itens (Pasquali, 2003) para a validação dos questionários e a técnica Snowball Sampling (Coutinho, 2011) para a recolha de dados. Os dados recolhidos podem contribuir para a descrição do fenómeno em estudo nos dois países.
This article presents the procedures and preliminary results of the first phase of an ongoing PhD research project at University of Minho, whose goal was the exploratory data collection about the presence of specialist music teachers in early childhood education in Brazil and Portugal. In addition to the inherent challenges in the data collection process, the limitations imposed by the Covid-19 pandemic affected this stage, requiring adaptations of methodological strategies. The principles of Theoretical Item Analysis (Pasquali, 2003) were adopted for the validation of the questionnaires and the rules of Snowball Sampling technique (Coutinho, 2011) for data collection. Collected data can contribute to the description of the phenomenon which is being studied in both countries.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79037
ISSN1983-5973
Versão da editorahttps://anppom-congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/904/515
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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