Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79040

TítuloCorpo, práticas corporais e o fazer sensível na formação em pedagogia: narrativas de docentes das Universidades Públicas Paulistas
Outro(s) título(s)Body, bodily practices and sensitive doing in pedagogy formation: narratives of teachers from Public Universities of São Paulo
Autor(es)Assis, Marília Del Ponte
Ayoub, Eliana
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveCorpo
Práticas corporais
Formação de professores
Pedagogia
Educação Física
Body
Bodily practices
Teacher formation
Pedagogy
Physical Education
Data2022
EditoraUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
RevistaEducação em Revista
CitaçãoAssis, M. D. P.; Ayoub, E. & Cunha, A.C.T.N. (2022). Corpo, práticas corporais e o fazer sensível na formação em pedagogia: narrativas de docentes das Universidades Públicas Paulistas. Educação em Revista, 38, e26172. https://doi.org/10.1590/0102-469826172
Resumo(s)Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar como as disciplinas relacionadas ao corpo e às práticas corporais vêm sendo tematizadas nos cursos de graduação em Pedagogia das universidades públicas paulistas, em diálogo com a área da Educação Física. Ao eleger a constituição dessas disciplinas como objeto de estudo, interessou-nos principalmente sua organização a partir das experiências, dos conhecimentos e dos saberes narrados pelos(as) docentes responsáveis pelas disciplinas e com graduação em Educação Física. Os pressupostos metodológicos do paradigma indiciário foram adotados como inspiração e perspectiva de busca, compreensão e análise das fontes, levantadas por meio dos programas das disciplinas (fontes documentais) e das entrevistas (fontes narrativas). As reflexões tomaram forma em três eixos de análise: o corpo como construção social e produção cultural; as práticas corporais como conhecimento; e a dimensão dos sentidos corporais no fazer sensível. Percebemos a presença, ainda que tímida, das temáticas sobre o corpo e as práticas corporais como conhecimentos relevantes a serem tratados na formação em Pedagogia, com maior ou menor ênfase na dimensão do fazer corporal. Nesse tipo de disciplina, defendemos aquilo que ultrapassa os textos escritos, com propostas de trabalho que perpassam as práticas corporais em vivências sensíveis, tomando o corpo como lugar privilegiado da experiência e da produção de conhecimento.
This research had as main objective to analyze how the disciplines related to body and bodily practices have been discussed in undergraduate courses in Pedagogy from public universities in São Paulo, in dialogue with the area of Physical Education. When we choose the constitution of these disciplines as an object of study, we were mainly interested in their organization based on the experiences, knowledges and acquirements narrated by the teachers who are responsible for these disciplines and who have graduation in Physical Education. The methodological assumptions of the vestige paradigm were adopted as inspiration and perspective for searching, understanding and analyzing the sources, raised through the programs of the disciplines (documentary sources) and the interviews (narrative sources). The reflections took shape in three axes of analysis: the body as a social construction and cultural production; the bodily practices as knowledge; and the dimension of the bodily senses in the sensitive doing. We have perceived the presence, even though timid, of the themes about the body and bodily practices as relevant knowledge to be treated in Pedagogy formation, with a greater or lesser emphasis on the dimension of bodily doing. In this type of discipline, we defend what goes beyond written texts, with work proposals that pass by corporal practices in sensitive experiences, taking the body as the privileged place of experience and knowledge production.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79040
DOI10.1590/0102-469826172
ISSN1982-6621
Versão da editorahttps://www.scielo.br/j/edur/a/hByY943JxZ8DzXJvrWGXqvM/?lang=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Corpo, praticas corporais.pdfVersão português451,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Body, bodily practices.pdfEnglish version380,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID