Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79108

TítuloLiteracia para a Publicidade em contexto escolar: um estudo com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Advertising Literacy in a school context: a study with students from the 3rd cycle of Basic Education
Autor(es)Beça, Alexandra Maria Pereira
Orientador(es)Pereira, Sara
Palavras-chaveadolescentes
competências
escola
Literacia para os Média
publicidade
teenagers
competences
school
Media Literacy
advertising
Data3-Jan-2022
Resumo(s)Atualmente, a nossa vida é indissociável dos média e das tecnologias pelo que importa, desde cedo, tirar o melhor partido do que nos oferecem, desenvolvendo uma atitude crítica face ao que consumimos e produzimos. Ao dar a todas as crianças as mesmas oportunidades, a escola pode ser um contexto favorável para analisar criticamente as mensagens mediáticas e, mais especificamente, no caso deste estudo, as mensagens publicitárias com que contactam no dia a dia. Tendo por base o Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar e o Ensino Básico e Secundário (Pereira et al., 2014), este estudo pretende conhecer como um grupo de adolescentes lida com a publicidade, como a vê, como a analisa e como está presente nas suas vidas quotidianas. Para isso, desenvolveu-se um projeto com alunos do 3º ciclo das Escolas Básicas de Aver-o-Mar e de Rates, no concelho da Póvoa de Varzim. A primeira fase consistiu na aplicação de um questionário online, que alcançou uma amostra de 416 alunos, com o objetivo de compreender a perceção sobre o mundo da publicidade e as competências em termos de leitura, análise, interpretação e criação de mensagens. A segunda fase implicou a planificação de atividades de exploração da publicidade em contexto escolar, com o propósito de desenvolver um olhar crítico sobre a mesma. Devido ao fecho das escolas provocado pela pandemia por Covid-19, a aplicação destas atividades teve de ser cancelada, não permitindo concretizar o propósito inicial. Os dados do inquérito permitiram-nos apurar que a publicidade está presente no dia a dia das crianças e que estas, de um modo geral, conseguem identificar os seus propósitos. Contudo, evitam-na sempre que possível, mostrando que não gostam nem têm interesse. Em termos de perceções, verificamos que o possível consumismo e a ilusão criada pela publicidade são ideias dominantes na visão dos mais novos. Os adolescentes mostraram algumas competências de leitura, análise e interpretação de mensagens publicitárias, embora tenham revelado desconhecimento sobre alguns aspetos relacionados com a publicidade online, por exemplo, o modo como funciona a personalização dos conteúdos que recebemos. É no sentido de promover, na escola, competências de Literacia Mediática de crianças e jovens, que desenvolvemos este projeto centrado especificamente nas competências de leitura e produção crítica de mensagens publicitárias.
Nowadays, our lives are indissociable from the media and technologies. From a very early age it’s important to make the best use of what they provide us, developing a critical attitude towards what we consume and produce. By giving all children the same opportunities, school can be a favourable context to critically analyse media messages and, more specifically, in the case of this study, the advertising messages they come into contact with on a daily basis. Based on the Media Education Guidance for Preschool Education, Basic Education and Secondary Education (Pereira et al., 2014), this study aims to understand how a group of teenagers deals with advertising, how they see and analyse it, and how it’s present in their daily lives. For this purpose, we carried out a study with students from the 3rd cycle of Basic Education of Aver-o-Mar and Rates schools, in the municipality of Póvoa de Varzim. The first phase consisted in the application of an online questionnaire, which reached a sample of 416 students, with the aim of understanding their perception about the world of advertising and their competences in terms of reading, analysis, interpretation and creation of messages. The second phase involved the planning of activities to explore advertising in a school context, with the purpose of developing a critical view of it. Due to the closure of schools caused by the Covid-19 pandemic, the application of these activities had to be cancelled, not allowing the initial purpose to be achieved. The data from the survey showed that advertising is present in children's daily lives and that, in general, they were able to identify its purposes. However, they avoid it whenever possible, that they neither like it nor are interested in it. In terms of perceptions, we found that possible consumerism and the illusion created by advertising are dominant ideas in the youngsters' view. Teenagers showed some competences in reading, analysing and interpreting advertising messages, although they revealed a lack of knowledge about some aspects related to online advertising, for example, how the personalization of the contents we receive works. In order to promote, at school, Media Literacy competences of children and young people, we developed this project focused specifically on competences of critical reading and production of advertising messages.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação (Área de Especialização em Investigação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79108
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Maria Pereira Beca.pdfDissertação de Mestrado7,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID