Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7913

TítuloAprendizagem baseada na resolução de problemas e WebQuests : um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade, na temática “fontes de energia”
Autor(es)Vieira, Patrícia Cristina Ribeiro
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data6-Jul-2007
Resumo(s)No ensino básico pretende-se que os alunos desenvolvam e adquiram uma literacia científica que os torne cidadãos informados, activos e capazes de, não só discutir mas também de contribuir para encontrar as soluções para os problemas com que se depara o mundo em que vivem. “Fontes de energia” é uma temática actual, complexa e relevante para a sociedade, sendo excelente para capacitar os alunos com competências que, no futuro, lhes permitem enfrentar o seu dia-a-dia, de um modo esclarecido e activo. O desenvolvimento destas competências requer que os alunos sejam activamente envolvidos na aprendizagem e se sintam motivados para aprender. O recurso a WebQuests (WQs) permite aos alunos aprender a aprender resolvendo problemas à custa da utilização de informação disponível na Internet. Neste contexto, foi desenvolvido um estudo com o propósito de comparar os efeitos de WQs curtas e longas, sobre fontes de energia, por um lado, no desenvolvimento conceptual dos alunos relativo ao tema “Fontes de energia” e, por outro lado, na capacidade de resolução de problemas pelos alunos. Foram ainda analisadas as opiniões dos alunos sobre a utilização de WQs para o estudo do tema “Fontes de energia”. O estudo, de tipo quasi-experimental, incluiu duas turmas de 8º ano: uma turma foi submetida a um “ensino” baseado numa WQ longa; na outra turma foi implementado um “ensino” com base em três WQs curtas. Os dados foram recolhidos através de: um teste de conhecimentos e um teste de aferição do desempenho dos alunos na resolução de situações problemáticas, que foram usados como pré-teste e pós-teste; um questionário de opinião sobre a metodologia de ensino utilizada. Embora o “ensino” tenha tido um efeito diferencial na aprendizagem dos diversos tópicos relacionados com “Fontes de Energia”, o grupo que resolveu a WQ longa, apresentou uma evolução mais acentuada do que o que resolveu as WQs curtas, quer a nível conceptual quer a nível de competências de resolução de problemas. Acresce que a reacção dos alunos à utilização de WQs foi muito favorável. Assim, sugere-se a realização de mais estudos centrados na aprendizagem deste e de outros temas, na metodologia de ensino e na capacidade de os alunos, de diferentes níveis de escolaridade, resolverem problemas sócio-científicos.
Compulsory education should develop scientific literacy in students so that they become informed active citizens, able to discuss scientific issues and to collaborate on the resolution of the real world socio-scientific problems. “Energy Sources” is a complex curriculum theme that is both relevant for citizen lives and excellent to develop competences that are necessary for an active and informed participation in societal decision-making processes. The development of such competences requires that students feel motivated to learn and are actively involved in the learning process. Webquests (WQs) are teaching resources that may enable students to learn how to learn by solving problems based on information that is available in the Internet. This piece of research aims at comparing the effects of short and long WQs dealing with sources of energy on both students’ conceptual development on Energy Sources and on their solving problem competences. Students’ opinions on the use of WQs were also analysed. Two 8th grade classes participated in this quasi-experimental study. One of the classes studied the theme through a long WQ while the other used three short WQs. Data were collected through a test on energy sources and a test on problem solving competences. These data collection instruments were used as pre and post-tests. A questionnaire was also used in the two classes to collect data on students’ opinion on the “teaching” methodologies. Despite the fact that the effect of “teaching” on students’ learning was dependent on the content topic, the class that used the long WQ showed a deeper evolution than the class that used the short WQs at the both the conceptual and the problem solving competences levels. In addition, students’ reaction towards the methodology was very positive. Thus, more research focusing on the learning of this and other science themes as well as on the teaching methodology and on students’ abilities to solve socio-scientific problems should be carried out.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7913
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
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Dissertacao ABRP WQs.pdf4,73 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 8 - WebQuests.zip2,8 MBUnknownVer/Abrir

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