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TítuloComunicação estratégica para transformar: a importância da mensagem-chave para um público segmentado no contexto das ONG e o caso da Mundo A Sorrir
Outro(s) título(s)Strategic communication aiming change: the importance of the key message for a segmented audience in the context of NGOs and the case of Mundo A Sorrir
Autor(es)Lyra, Julia de Souza Rios
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveSegmentação de públicos
ONG
Comunicação estratégica
Mensagem-chave
Terceiro setor
Segmentation of audiences
NGOs
Strategic communication
Key Message
Third sector
Data6-Dez-2021
Resumo(s)Geralmente, quando falamos em organizações não governamentais e outras formas de associações civis sem fins lucrativos a favor de causas sociais pensamos em comunidade, doação, responsabilidade social, voluntariado e bem comum. A comunicação não é associada de forma rápida, porém é uma vertente essencial dessas entidades, uma vez que a captação de recursos se utiliza de ferramentas comunicacionais. Mas tais organizações estão preparadas para comunicar? Elas possuem um departamento de comunicação apropriado onde possam expor seus objetivos, prestação de contas, mensagens e informações relevantes e de forma transparente e eficaz? Muitas instituições deste setor e seus dirigentes já perceberam a necessidade de profissionais de comunicação para demandas internas e externas. Tais profissionais devem ser flexíveis e criativos, no sentido de que apenas técnica não será suficiente, pois encontrarão barreiras como falta de recursos. Neste contexto, é comum não produzir um plano estratégico de comunicação, muito menos segmentar os públicos, usando-se o “público em geral” como a maior fatia do público-alvo. Por isso, muitas entidades acabam enfrentando problemas de posicionamento junto aos seus públicos estratégicos. Por outro lado, grande parte da dificuldade poderia ser minimizada se utilizassem ferramentas de comunicação estratégica adequadas às suas necessidades e de forma profissionalizada. Este relatório tem como objetivo entender a comunicação nas ONG com um recorte no tema da segmentação de públicos, algo que ainda é pouco explorado academicamente e que tem sua importância para uma mensagem eficaz, identidade corporativa e imagem da própria instituição. Este cenário será analisado no fluxo comunicacional da ONG Mundo A Sorrir, observando seus desafios e boas práticas. A Mundo A Sorrir foi fundada em julho de 2005 no Porto e trabalha nas áreas da saúde, saúde oral e estilos de vida saudável junto das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, contando também com inúmeros projetos em África.
Generally, when we talk about Non-governmental Organizations and other forms of non-profit civil associations in favor of social causes, we think of community, donation, social responsibility, volunteering and the common good. Communication is not associated quickly, but it is an essential aspect of these entities, since fundraising uses communication tools. But such organizations are prepared to communicate? Do they have an appropriate communication department where they can expose their goals, accountability, messages and relevant information in a transparent and effective way? Many institutions in this sector and their leaders have already realized the need for communication professionals for internal and external demands. Such professionals must be flexible and creative, in the sense that only technique will not be enough, as they will find barriers such as lack of resources. In this context, it is common not to produce a strategic communication plan, much less segment the public, using the “general public” as the largest slice of the target audience. For this reason, many entities end up facing positioning problems with their strategic audiences. On the other hand, a large part of the difficulty could be minimized if they used appropriate strategic communication tools to their needs and in a professional manner. This report aims to understand the communication in NGOs with a focus on the segmentation of target audience, something that is still little explored academically and that has its importance for an effective message, corporate identity and image of the institution itself. This scenario will be analyzed in the communication flow of the NGO Mundo A Sorrir, observing its challenges and good practices. Mundo A Sorrir was founded in July 2005 in Porto and works in the areas of health, oral health and healthy lifestyles with populations in situations of socioeconomic vulnerability, also counting on numerous projects in Africa.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79281
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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