Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/79293

TitleO Fantástico Micróbio: a banda desenhada humorística na comunicação sobre microrganismos, a públicos infantojuvenis
Other titlesThe Amazing Microbe: communicating about microorganisms, to young audiences via humorous cartoon
Author(s)Correia, Diogo Ferreira
Advisor(s)Carvalho, Anabela
Nobre, Alexandra
KeywordsCartoon
Humor
Microrganismos
Literacia científica
Conceções
Microorganisms
Scientific Literacy
Conception
Issue date15-Jul-2022
Abstract(s)O imaginário público em torno dos termos micróbio, bactéria e bolor, entre outros, é frequentemente dominado por representações mentais associadas a doença, deterioração e contaminação. Não obstante, estes seres vivos são responsáveis por um vasto leque de serviços e de produtos (nos campos da saúde, alimentação e ambiente) imprescindíveis à Vida e à sustentabilidade do planeta. Esta dissonância convida-nos a reexaminar os instrumentos e métodos educacionais subjacentes à promoção da literacia científica das crianças, no que toca à apreciação do papel dos microrganismos. Foram administrados inquéritos a alunos de 5º ano de escolaridade, de modo a sondá-los antes e depois do visionamento de uma galeria de cartoons educativos, a fim de aferir o impacto imediato nas suas perceções. Estes dados foram depois sujeitos a análises qualitativas e quantitativas à luz de uma base teórica multidisciplinar robusta, derivada de uma extensa revisão de literatura. Este projeto vem não só expandir e consolidar algum trabalho empírico seminal associado à iniciativa “Ciência aos Quadradinhos”, como rever e sintetizar o corpus de literatura referente à aplicação de banda desenhada e a narrativas humorísticas na comunicação de conceitos científicos, bem como na reforma de conceções alternativas acerca dos microrganismos. Os cartoons expostos neste estudo manifestaram-se capazes de afetar perceções acerca da importância dos microrganismos e de suscitar o reconhecimento dos conceitos expostos como geralmente vantajosos. Não obstante, as conceções predominantemente negativas acerca dos microrganismos revelaram-se resistentes à intervenção, em parte porque a composição dos cartoons prima pela cativação do imaginário das crianças (e não necessariamente pela mudança concetual), e em parte também por limitações do próprio meio.
The public discourse involving the terms microbe, bacterium, mold, among others, is often dominated by mental representations related to disease, decay, and contamination. Nonetheless, these living beings are responsible for a wide breadth of services and products (within the realms of health, food, and environment) that are indispensable to Life and planetary sustainability. This dissonance invites us to reexamine the educational instruments and methods that underpin the fostering of scientific literacy in children concerning the appreciation of the role of microorganisms. A sample of 5th grade students was queried both before and after viewing a gallery of educational cartoons so that its immediate impact over their perceptions could be measured. This data was then analyzed through qualitative and quantitative lenses, under the light of a robust multidisciplinary theoretical background that emerged from our extensive literature review. This project not only expands and solidifies some empirical work developed in the context of the “Ciência aos Quadradinhos” initiative, as it also reviews and synthetizes the body of literature that revolves the application of comics and humorous narratives in communicating scientific concepts and in altering conceptions being held about microorganisms and their significance for the world. The cartoons used in this study fostered change in perceptions about the importance of microorganisms, and sparked acknowledgement of displayed concepts as generally advantageous. Nonetheless, the predominantly negative conceptions about the microorganisms offered resistance to intervention, in part due to the composition of cartoons privileging the stoking of children’s imaginations instead of conceptual change, but also because of limitations in the medium itself.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Comunicação de Ciência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79293
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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