Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79349

TítuloOrganizações, virtualização e comunicação interna: ensaiando desafios em tempo de pandemia
Outro(s) título(s)Organisations, virtualisation, and internal communication: essaying challenges in pandemic times
Organizaciones, virtualización y comunicación interna: ensayando desafíos en tiempos de pandemia
Autor(es)Ribeiro, Pedro Eduardo
Costa, Giselle Andrade Calleia da
Palavras-chaveCOVID-19
Organizações
Organizações virtuais
Comunicação interna
Comunicação organizacional
Organisations
Virtual organisations
Internal communication
Organisational communication
Organizaciones
Organizacions virtuales
Comunicación interna
Comunicación organizacional
Data30-Jun-2022
EditoraAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
RevistaRevista Comunicando
CitaçãoRibeiro, P. E., & Costa, G. (2022). Organizações, virtualização e comunicação interna: Ensaiando desafios em tempo de pandemia. Revista Comunicando, 11(1), Artigo e022009. https://www.revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/271
Resumo(s)O avançar da pandemia do Coronavírus levou à implementação de medidas no sentido da virtualização nas organizações, sobretudo na sequência da obrigatoriedade do teletrabalho imposta, por um período de tempo prolongado. Isto veio dar força também às organizações que já antes da pandemia desenvolviam a sua atividade não presencial, ou seja, virtual, bem como àquelas que se encontravam numa fase de virtualização total ou parcial. Sendo que a comunicação é fulcral para qualquer organização (Ruão, 2016), este ensaio aborda a comunicação interna. Sem esquecer esta dimensão da comunicação e a virtualização organizacional, este ensaio ambiciona apontar desafios neste sentido. Analisando quatro estudos de caso a nível europeu, atinge-se que os desafios neste âmbito passam sobretudo por uma gestão eficiente e eficaz das dinâmicas comunicacionais da organização, pela melhoria dos canais e da facilitação do feedback por parte das pessoas colaboradoras e por uma maior humanização da própria atividade organizacional. Tudo isto com vista a tornar mais harmonioso e saudável o ambiente das organizações, especialmente pensando em contextos não físicos, como aqueles que a pandemia veio potencializar
The ongoing Coronavirus pandemic has led to the implementation of measures turned to the virtualisation of the organisations, mostly following the imposed homeworking duty, for an extended period. Such settinghas strengthened to those which have been developing its activity in a non-presential way,that is,virtually, as well as those which were facing a total or partial virtualisation. Considering that communication is fundamental to the course of any organisation (Ruão, 2016), this essay approachesthe internal communication. Without misleadingthis dimension of the communication and theorganisational virtualisation, it is aimed to point out some challenges in this way.By the analysis of four case studies conducted inEurope, the authors of this work have reached that thosechallenges are mainly related to theefficient management of the communicational dynamics of the organisations, the improvement of their channels and easing of the feedback shared by the people who collaborate to the organisation, and an increase humanisation of the organisational activityitself. In the end, it is aimedto make the organisations’ environment more harmonious and healthier, especially when thinking of non-physical contexts, like those potentialized by the pandemic.
La actual pandemia del Coronavirus ha conducido a la implementación de medidas en dirección a la virtualización de las organizaciones, mayoritariamente siguiendo la obligatoriedad impuesta del teletrabajo, por tiempo indeterminado. Esto ha venido a reforzartambién la fuerza de las organizaciones que antes a la pandemia tenían su actividad no presencial, o sea, virtual, así como hace aquellas que ya se encontraban en una etapa de virtualización total o parcial. Teniendo en cuenta que la comunicación es fundamental para el curso de cualquier organización (Ruão, 2016), este ensayo hace un abordaje sobre la comunicación interna. Sin olvidar esta dimensión de la comunicación y la virtualización organizacional, este ensayo busca puntear desafíos. Analizando cuatro estudios de caso europeos, este trabajo llega a la conclusión que eses desafíos están relacionados sobre todocon la gestión eficiente de la dinámica comunicacional de las organizaciones, la mejoría de sus canales y la liberación de feedbackcompartido por las personas que colaboran en la organización y refuerzan la humanización dela propria actividad organizacional. Por fin, se busca a convertir el ambiente de las organizaciones más harmonioso ysano, especialmente cuando se miran a contextos no físicos, como los que la pandemia ha venido a potencializar.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79349
e-ISSN2182-4037
Versão da editorahttps://www.revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/271
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID