Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79639

TítuloConfiguración de los entornos personales de aprendizaje en línea: autorregulación en el contexto de ELE
Autor(es)Pérez Álvarez, Sergio
Orientador(es)Cea Álvarez, Ana María
Araújo, Sílvia
Palavras-chaveAmbientes virtuais de aprendizagem
Aprendizagem autónoma
Autorregulação
Monitorização
Plataformas online de ensino de línguas
Aprendizaje autónomo
Autorregulación
Entornos virtuales de aprendizaje
Monitorización
Plataformas de enseñanza de idiomas en línea
Autonomous learning
Monitoring
Online language learning platforms
Self-regulation
Virtual Learning Environments (VLE)
Data29-Jun-2022
Resumo(s)Entre as diversas possibilidades que as novas tecnologias introduziram, encontramos a opção de estudar idiomas de forma flexível por meio de plataformas digitais que permitem a realização de aulas particulares pela internet. O ponto de partida deste trabalho é a minha experiência como professor em diversas plataformas online de aprendizagem de línguas, que apresentam um modelo educacional padronizado para todos os alunos. Após vários anos ministrando aulas nesses espaços virtuais, detetei algumas deficiências relacionadas com à ambientes virtuais de aprendizagem, ausência de ferramentas de monitorização da aprendizagem autónoma e autorregulação dos alunos. Em primeiro lugar, neste trabalho foi realizada uma análise contrastiva das plataformas online de ensino de lenguas mais relevantes, com o objetivo de identificar possíveis melhorias que reforcem o desenvolvimento de uma competência autónoma transversal a vários contextos de ensino. Em segundo lugar, foi implementado um projeto empírico com estudantes individuais online que pertendia desenvolver a autorregulaçao da aprendizagem a través de ferramentas didáticas como, por exemplo, o portafólio reflexivo digital. Os resultados deste trabalho procuram introduzir mais ferramentas de aprendizagem nessas plataformas educacionais comerciais.
Entre las diversas posibilidades que han introducido las nuevas tecnologías, encontramos la opción de estudiar idiomas de forma flexible a través de plataformas digitales que permiten realizar clases particulares a través de internet. El punto de partida de este trabajo es mi experiencia como docente en varias plataformas de aprendizaje de idiomas en línea, que presentan un modelo educativo estandarizado para todos los estudiantes. Después de varios años impartiendo clases en estos espacios virtuales, he detectado algunas deficiencias relacionadas con los entornos virtuales de aprendizaje, la ausencia de herramientas de monitorización del aprendizaje autónomo y la autorregulación de los alumnos. En primer lugar, en este trabajo se ha realizado un análisis contrastivo de las plataformas de enseñanza de idiomas en línea más relevantes, con el objetivo de identificar posibles mejoras que refuercen el desarrollo de una competencia autónoma transversal a diversos contextos docentes. En segundo lugar, se implementó un proyecto empírico con estudiantes individuales en línea que tenía como objetivo desarrollar la autorregulación del aprendizaje a través de herramientas didácticas como, por ejemplo, el portafolio reflexivo digital. Los resultados de este trabajo buscan introducir más herramientas de aprendizaje en estas plataformas educativas comerciales.
Among the various possibilities that new technologies have introduced, we find the option of studying languages in a flexible way through digital platforms that allow private lessons on internet. The starting point of this work is my experience as a teacher in various online language learning platforms, which present a standardized educational model for all students. After several years teaching in these virtual spaces, I have detected some deficiencies related to virtual learning environments, the absence of monitoring tools for autonomous learning and student self-regulation. In the first place, a contrastive analysis of the most relevant online language teaching platforms has been carried out, with the aim of identifying possible improvements that reinforce the development of an autonomous competence transversal to various teaching contexts. After, an empirical project was implemented with individual students online that aimed to develop self-regulation of learning through didactic tools such as the digital reflective portfolio. The results of this work seek to introduce more learning tools in these commercial educational platforms.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTrabalho de projeto de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79639
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sergio Perez alvarez.pdf4,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID