Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79639
Título: | Configuración de los entornos personales de aprendizaje en línea: autorregulación en el contexto de ELE |
Autor(es): | Pérez Álvarez, Sergio |
Orientador(es): | Cea Álvarez, Ana María Araújo, Sílvia |
Palavras-chave: | Ambientes virtuais de aprendizagem Aprendizagem autónoma Autorregulação Monitorização Plataformas online de ensino de línguas Aprendizaje autónomo Autorregulación Entornos virtuales de aprendizaje Monitorización Plataformas de enseñanza de idiomas en línea Autonomous learning Monitoring Online language learning platforms Self-regulation Virtual Learning Environments (VLE) |
Data: | 29-Jun-2022 |
Resumo(s): | Entre as diversas possibilidades que as novas tecnologias introduziram, encontramos a opção
de estudar idiomas de forma flexível por meio de plataformas digitais que permitem a realização de aulas
particulares pela internet.
O ponto de partida deste trabalho é a minha experiência como professor em diversas
plataformas online de aprendizagem de línguas, que apresentam um modelo educacional padronizado
para todos os alunos. Após vários anos ministrando aulas nesses espaços virtuais, detetei algumas
deficiências relacionadas com à ambientes virtuais de aprendizagem, ausência de ferramentas de
monitorização da aprendizagem autónoma e autorregulação dos alunos.
Em primeiro lugar, neste trabalho foi realizada uma análise contrastiva das plataformas online
de ensino de lenguas mais relevantes, com o objetivo de identificar possíveis melhorias que reforcem o
desenvolvimento de uma competência autónoma transversal a vários contextos de ensino. Em segundo
lugar, foi implementado um projeto empírico com estudantes individuais online que pertendia
desenvolver a autorregulaçao da aprendizagem a través de ferramentas didáticas como, por exemplo, o
portafólio reflexivo digital.
Os resultados deste trabalho procuram introduzir mais ferramentas de aprendizagem nessas
plataformas educacionais comerciais. Entre las diversas posibilidades que han introducido las nuevas tecnologías, encontramos la opción de estudiar idiomas de forma flexible a través de plataformas digitales que permiten realizar clases particulares a través de internet. El punto de partida de este trabajo es mi experiencia como docente en varias plataformas de aprendizaje de idiomas en línea, que presentan un modelo educativo estandarizado para todos los estudiantes. Después de varios años impartiendo clases en estos espacios virtuales, he detectado algunas deficiencias relacionadas con los entornos virtuales de aprendizaje, la ausencia de herramientas de monitorización del aprendizaje autónomo y la autorregulación de los alumnos. En primer lugar, en este trabajo se ha realizado un análisis contrastivo de las plataformas de enseñanza de idiomas en línea más relevantes, con el objetivo de identificar posibles mejoras que refuercen el desarrollo de una competencia autónoma transversal a diversos contextos docentes. En segundo lugar, se implementó un proyecto empírico con estudiantes individuales en línea que tenía como objetivo desarrollar la autorregulación del aprendizaje a través de herramientas didácticas como, por ejemplo, el portafolio reflexivo digital. Los resultados de este trabajo buscan introducir más herramientas de aprendizaje en estas plataformas educativas comerciales. Among the various possibilities that new technologies have introduced, we find the option of studying languages in a flexible way through digital platforms that allow private lessons on internet. The starting point of this work is my experience as a teacher in various online language learning platforms, which present a standardized educational model for all students. After several years teaching in these virtual spaces, I have detected some deficiencies related to virtual learning environments, the absence of monitoring tools for autonomous learning and student self-regulation. In the first place, a contrastive analysis of the most relevant online language teaching platforms has been carried out, with the aim of identifying possible improvements that reinforce the development of an autonomous competence transversal to various teaching contexts. After, an empirical project was implemented with individual students online that aimed to develop self-regulation of learning through didactic tools such as the digital reflective portfolio. The results of this work seek to introduce more learning tools in these commercial educational platforms. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Trabalho de projeto de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79639 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sergio Perez alvarez.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons