Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79930

TítuloQuotidianos densos. A pesquisa sociológica dos contextos de acção educativa
Autor(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveMetodologia de investigação
Educação
Sociologia da educação
Data2003
EditoraCortez Editora
CitaçãoSarmento, Manuel Jacinto (2003b). “Quotidianos Densos. A pesquisa sociológica dos contextos de acção educativa”, In R.L.Garcia (Org.), Método, Métodos e Contra-Métodos. Rio de Janeiro. Cortez Editora (91-110)
Resumo(s)O desenvolvimento de estudos sobre o quotidiano escolar nunca deixou de ser feito. Porém, frequentemente, esses estudos “construíram” a ordem escolar como um mundo autosuficiente, em narrativas autotélicas, incapazes de desnovelar e deslindar os múltiplos fios que fazem com que, no quotidiano, se presentifiquem de forma singular e irrepetível dispositivos e processos de poder que se entrelaçam originariamente na dominação social. Porém, o estudo do quotidiano nos contextos da acção educativa é uma actividade onde estão sempre presentes dois componentes imbricados num só texto: a narrativa plausível da realidade “caótica”, fragmentária, envolta em halos de emoção, divergente, centrífuga e plural, por um lado, e a decifração dos nexos de sentido que permitam articular essa realidade singular com a totalidade social (ela própria dilaceradamente cindida e heteróclita), de modo a permitir configurar-se numa ordem de sentido intersubjectivamente comunicável.Esta tarefa de pesquisa obriga a um esforço epistemológico que se exprime numa metodologia da reflexividade (Bourdieu, 2002), não prescinde da articulação de vários contributos teóricos que se sedimentaram e mutuamente contaminaram na interpretação dos quotidianos dos contextos de acção educativa e exige uma arte da narrativa suficientemente plástica para reconstituir a densidade dos mundos de vida nas escolas.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79930
ISBN85-249-0929-3
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sarmento 2003 Quotidianos Densos .pdf9,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID