Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/79984

TitleGerador de protótipos de interfaces gráficas para o IVY Workbench
Other titlesA generator of user interface prototypes
Author(s)Araújo, João Miguel Matela Aidos Manso de
Advisor(s)Campos, José C.
Couto, Rui
KeywordsInterfaces com o utilizador
Prototipagem
Modelação e análise formais
User interfaces
Prototyping
Formal analysis and modeling
Issue date9-Jan-2020
Abstract(s)A interface de um programa é um elemento importante na experiência que o utilizador tem com o software, pois constitui o principal método de interação com a lógica do programa. A existência de métodos fiáveis de verificação de sistemas de software permite o a conceção destes de acordo com a especificação e, em casos mais críticos, evitar erros com consequências graves. Estes métodos rigorosos, no entanto, contrastam com a prática mais comum no desenho de interfaces. Um dos métodos mais utilizados para o desenho e avaliação de interfaces é a prototipagem. Os protótipos permitem transmitir aspetos do design da interface e até avaliar a sua usabilidade, mas não oferecem as garantias sobre o seu funcionamento que os métodos de verificação oferecem. O IVY Workbench é uma ferramenta que suporta a modelação do comportamento de sistemas interativos e a verificação formal dos mesmos. A ferramenta contém um conjunto de plugins que suportam o processo de modelação e análise, incluindo um editor de modelos, um verificador de propriedades e um animador. Este último permite visualizar e interagir com os modelos, mas não suporta associá-los a mockups representativos das interfaces. A interação com os modelos facilita a sua validação por parte de quem os está a desenvolver. Não facilita, no entanto, a comunicação com os potenciais clientes do sistema modelado, para quem um protótipo será um meio mais eficaz de comunicação. Neste documento propõe-se uma solução para o problema acima, assente no desenvolvimento de um novo plugin capaz de suportar a construção e animação de protótipos de sistemas interativos modelados no IVY. É descrito todo o processo de desenvolvimento, desde o levantamento de requisitos, até exemplos de aplicação que permitem demonstrar as novas funcionalidades existentes.
A program’s interface is the most important element in the user’s experience with the soft ware, because it is the primary method through which the user interacts with the program’s logic. The availability of reliable software verification methods allows its conception accor ding to specification and, in critical cases, to avoid errors with grave consequences. These rigorous methods, however, are in contrast with the traditional approaches to user interface design. One of the most used methods for designing and evaluating interfaces is prototy ping. Prototypes allow communication of design and usability aspects of a software system, but don’t offer any guarantees about their behaviour. IVY Workbench is a tool that supports modeling interactive system’s behavior and their respective formal verification. The tool contains a set of plugins that enable the modeling and analysis process, including a model editor, a trace analyzer and an animator. This last feature allows visualization and interaction with models but doesn’t support linking them with mockups that represent them. Model interaction makes it easier for developers to validate its behavior. However, it doesn’t facilitate the communication of the system’s behavior to potential clients, to which a prototype would be the most efficient communication path. In this document a solution to the above problem is presented, based on the develop ment of a new plugin that will support the construction and animation of prototypes of interactive systems modeled in IVY. The document describes the undertaken development process, from requirements elicitation to practical examples that help demonstrate the new available features.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79984
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao Miguel Matela Aidos Manso de Araujo.pdf4,56 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID