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https://hdl.handle.net/1822/80023
Título: | Educação sexual inclusiva na perspectiva de professores(as): Análise do contexto Português e Brasileiro |
Outro(s) título(s): | Inclusive sexual education from the perspective of teachers: Analysis of the Portuguese and Brazilian context |
Autor(es): | Bortolozzi, Ana Cláudia Carvalho, Leilane Raquel Spadotto de Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Educação sexual Inclusão Formação de professores Educação especial Sexual education Inclusion Teacher training Special education |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
Revista: | Humanidades & Inovação |
Citação: | Bortolozzi, A. C., Carvalho, L. R. S. de, & Vilaça, T. (2020). Educação sexual inclusiva na perspectiva de professores(as): Análise do contexto Português e Brasileiro. Humanidades & Inovação, (edição especial), 7(27), 33-46 |
Resumo(s): | Esta pesquisa descritiva investigou e comparou as concepções de 48 professores(as) no Brasil e 45 em Portugal sobre sexualidade e educação sexual (ES) de alunos(as) da educação especial de escolas públicas inclusivas, que responderam a um questionário, para análise quantitativa. Nos dois países, os(as) professores(as) observaram nos(as) alunos(as) os comportamentos: perguntas sobre sexualidade, beijos, namoros e curiosidades comuns a outros jovens, mas também comportamentos inadequados como mexer no próprio corpo publicamente e no de outras pessoas.
Consideram os(as) alunos(as) desinformados sobre sexualidade e suas fontes de informação os “familiares”
e “internet” (Portugal) e “professores” e “familiares” (Brasil). São favoráveis à ES na escola, acreditam que
seja seu papel fazer isso, mas não se sentem preparados (as). Os dados foram semelhantes nos dois contextos,
a despeito da ES ser lei em Portugal e no Brasil não e, concluímos que uma formação dos(as) professores(as)
seria necessária para a educação sexual inclusiva. This descriptive research investigated and compared the conceptions of 48 teachers in Brazil and 45 in Portugal about sexuality and sexual education (SE) of students from special education in inclusive public schools, who answered a questionnaire for quantitative analysis. In both countries, teachers observed behaviors in students: questions about sexuality, kisses, dating and curiosities common to other young people, but also inappropriate behaviors such as touching their own bodies publicly and from other people. They consider the students uninformed about sexuality and their sources of information to be “family members” and “internet” (Portugal) and “teachers” and “family members” (Brazil). They are in favor of SE at school, believe that it is their role to do this, but they do not feel prepared. The data were similar in both contexts, in spite of the fact that SE is law in Portugal and not in Brazil, and we concluded that teacher training would be necessary for inclusive sexual education. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80023 |
ISSN: | 2358-8322 |
Versão da editora: | https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/94 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Bortolozzi, A.C., Carvalho, L.R.S. de, & Vilaça, T. (2020)_paper.pdf | Educação Sexual Inclusiva | 324,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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